Política Titulo Frota sucateada
Câmara de Mauá estuda aquisição de veículos
Bruno Coelho
Do Diário do Grande ABC
29/01/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


O presidente da Câmara de Mauá, Paulo Suares (PT), solicitou ao departamento administrativo da Casa estudo para a aquisição de veículos para a frota oficial, que hoje conta com 42 unidades - modelos Fiat Uno e Volkswagen Gol -, sendo nove deles comprados em 2001. O relatório ficará pronto em até 30 dias e recomendará se a melhor opção é locação de automóveis ou a abertura de licitação para negociar até 20 carros.

De acordo com Suares, a solicitação ocorre devido à falta de condições de uso de alguns veículos. A equipe do Diário foi até a Câmara e constatou a situação crítica em um Gol completamente sucateado e com o motor jogado no porta-malas.

Por enquanto, está confirmada a devolução de dois carros à Prefeitura, que definirá se vai consertá-los e em seguida alocá-los a outro departamento ou se fará a realização de leilão.

"Há vários carros que estão gerando muita manutenção e não compensam mais arrumar", avaliou Suares.

Em 2012, a Câmara de Mauá gastou R$ 250 mil somente com manutenção das unidades. Além dos modelos 2001, o Parlamento possui carros cujos anos de compra variam de 2002 a 2012, quando houve licitação para aquisição de sete automóveis no valor total de R$ 170 mil. Os veículos mais novos estão dentro do prazo de garantia do fabricante, segundo a administração do Legislativo, por não atingirem o limite de cinco revisões.

Dois critérios pesarão para avaliar se um automóvel deverá continuar ou não na frota da Câmara. O primeiro deles analisará se o Parlamento despende com manutenção quantia superior à compra de um carro zero-quilômetro. O segundo ponto levará em conta o tempo em que o automóvel passa em conserto em vez de estar à disposição dos funcionários da Casa.

A implantação de nova pintura nos carros também se encontra em análise, para dar identidade visual à frota. Atualmente, os veículos são de cor branca, com adesivos com emblema da Câmara. Entretanto, muitos deles estão apagados e telefone de contato ilegível.

Como o levantamento ainda se encontra em fase inicial, a Câmara não possui previsão de limite de valores a serem gastos tanto para locação como de licitação.

A partir desta legislatura, cada um dos 23 vereadores terá apenas um veículo para serviços do gabinete. Os demais modelos serão de uso do setor administrativo da Casa ou estarão disponíveis aos assistentes parlamentares por meio de agendamento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;