Setecidades Titulo Ensino Superior
Entidade organiza faculdades públicas

Reitor da USCS, Marcos Sidnei Bassi, foi eleito presidente da associação fundada em julho

Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
31/08/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Ricardo Trida/DGABC


O reitor da USCS (Universidade Municipal de São Caetano), Marcos Sidnei Bassi, foi empossado presidente da Aimes-SP (Associação das Instituições Municipais de Ensino Superior de São Paulo) em cerimônia realizada ontem. A entidade, fundada em julho, reúne as 33 instituições com essa característica no Estado.

Uma das metas elencadas pelo grupo é garantir a ampliação do acesso ao Ensino Superior, principalmente no que diz respeito às licenciaturas, defende o primeiro presidente da entidade. “A ideia é fazer agenda junto ao governador (Geraldo Alckmin – PSDB), à assembleia e conselhos de Educação para que o Estado viabilize bolsas nestas instituições para formação de professores ou capacitação”, explica.

Bassi considera que ainda existe espaço grande para atuar com licenciaturas, tendo em vista o esvaziamento das graduações atualmente. “A carreira do professor foi violentada nestes últimos anos, mas ao mesmo tempo, os cursos são extremamente necessários para garantir a qualidade do ensino”, ressalta.

Na visão do reitor da USCS, as instituições municipais de Ensino Superior podem ser encaradas como alternativa de modelo educacional para os próximos anos. “Estamos observando toda a discussão na USP (Universidade de São Paulo), por exemplo, que está com problema sério de custeio. Ela já perdeu a primeira posição do ranking entre as universidades da América Latina para a PUC (Pontifícia Universidade Católica) do Chile, que tem modelo parecido com o nosso”, afirma.

A USCS foi palco, entre sexta-feira e sábado, do 1º Encontro Educacional da entidade. O evento foi oportunidade de os gestores trocarem experiências a respeito da necessidade de melhoria da gestão financeira, jurídica e acadêmica da escola. Outros temas abordados, segundo Bassi, foram o panorama da Educação Superior no País e a EAD (Educação a Distância) como ferramenta de aprendizado.

“Vamos criar rede de troca de conhecimentos onde a gente possa levantar conteúdos de pesquisa. Ainda vamos discutir a periodicidade dos encontros e estratégias de colocar a associação como protagonista junto aos órgãos deliberativos do Estado”, diz Bassi.

Na região, são parte da Aimes-SP a FSA (Fundação Santo André), a FMABC (Faculdade de Medicina do ABC) e a Faculdade de Direito de São Bernardo. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;