Política Titulo Ribeirão Pires
Com liderança, presidente quer PV na oposição
Cynthia Tavares
Do Diário do Grande ABC
10/01/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


O posicionamento político do PV de Ribeirão Pires é motivo de embate dentro da sigla. O novo presidente do diretório municipal, Eduardo Nogueira, prega que o partido faça oposição inteligente à gestão do prefeito Saulo Benevides (PMDB), mas o peemedebista tem como líder de governo na Câmara Mercedes D'Orto, vereadora do PV.

Para Nogueira, o partido precisa ser crítico à administração de Saulo, como forma até de auxiliar o novo prefeito. "Tem de existir a cobrança porque senão cria-se uma acomodação de quem está no comando. A oposição precisa ser inteligente e sempre respeitando a cidade", discorreu o dirigente.

Mercedes, no entanto, não garantiu se seguirá a determinação feita pelo novo comando do PV. "Fiquei sabendo da troca pelo jornal. Não fui comunicada e não conversei com ninguém sobre ser ou não oposição. Por isso não sei qual caminho vou tomar", comentou a parlamentar, que divide a bancada verde na Casa com Gê do Aliança.

A vereadora foi escolhida líder do governo Saulo durante a eleição para a presidência da Câmara. Ela lançou candidatura própria, mas articulação no Legislativo levou Edson Savietto, o Banha (PDT), à presidência da Casa. Sem espaço até na mesa diretora, Mercedes foi contemplada com o cargo simbólico. A negociação frustrada, inclusive, foi um dos motivos da saída de José Valentim Seraphim - ex-secretário de Governo de Volpi - da gerência do diretório do PV em Ribeirão Pires.

A legenda comandou a cidade durante oito anos, com o prefeito Clóvis Volpi. Durante as administrações verdes, o PV se tornou protagonista na cidade, elegendo bancadas expressivas no Legislativo. O partido começou a perder espaço com a saída de vereadores como Saulo, Gerson Constantino e Koiti Takaki.

O momento de reestruturação partidária tem causado turbulência no PV. Nogueira foi alçado ao comando com a bênção de Volpi - ele ocupou a Pasta de Promoção Social entre 2008 e 2012. Apesar de Volpi ter declarado que não pretende acompanhar o governo de Saulo, seu rival político, a indicação de seu ex-secretário para a presidência do partido mostra que o ex-prefeito pode ainda ter atuação no município.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;