Esportes Titulo Santo André
Ramalhinho com o pé
no chão na Copinha

Uma década após título da Copinha em 2003, equipe estreia
hoje, ressalta a nova realidade e mantém ambições discretas

Dérek BIttencourt
Do Diário do Grande ABC
05/01/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Dez anos após o título da Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2003 - fato que mudou o status do Santo André no cenário nacional e serviu como o primeiro degrau para as consequentes conquistas da Copa Estado e da Copa do Brasil -, o Ramalhinho estreia hoje no torneio, às 16h, contra o Botafogo-RJ. As equipes integram o Grupo O, com sede em Taubaté, no Estádio Joaquim de Moraes Filho.

A ambição nesta edição, porém, não é tão grande. Pelo contrário. Nos planos do técnico Serginho Índio está, primeiramente, superar o desempenho de 2012, quando caiu na segunda fase. "São 100 equipes em disputa. Ser campeão é difícil, não vou negar, mas o Santo André brigará. Vamos ter personalidade e sair, quando for, de cabeça erguida", afirmou o treinador, que disputará a competição pela nona vez.

No ano passado, o Santo André fez excelente primeira fase, quando venceu os três jogos (Lemense, Confiança e Internacional-RS) e chegou com moral para encarar o Paulista de Jundiaí. Porém, a campanha parou por aí. "Na primeira fase, vencemos as três. Não é que subiu à cabeça, mas achávamos que nos sairíamos bem sobre o Paulista. Pegamos boa equipe pela frente e levamos de 4 a 1. Por isso temos de respeitar todos os adversários", disse o treinador.

O atacante Claudio Mussum, por sua vez, tem outra justificativa para o revés: a inexperiência do time. "Pecamos na marcação. Logo no começo do jogo levamos um gol e o time não tinha experiência suficiente para reagir. Agora, estamos mais fortalecidos e experientes", garantiu.

Para iniciar a campanha de 2013 de forma convincente, o discurso é uníssono quanto à positividade de encarar o Botafogo-RJ, considerado o time grande da chave. "É melhor matar logo o (time) grande e ir com tudo para os outros jogos", disse o lateral-esquerdo Carlinhos, que é um dos 11 atletas que jogaram ou treinaram com o time profissional andreense em 2012 e disputarão a Copinha em busca do bi.

Além dele, viajaram para Taubaté o goleiro Guilherme, o lateral-direito Thiago Othon, o zagueiro Heliton, os volantes Murillo Paccola, Weslen, Amaral e Cássio, os meias Marcinho e Garré e o atacante Claudio Mussum.

O técnico Serginho Índio ainda chamou atenção a outro fator que pode ser fundamental para o duelo inaugural. "Além de tratar-se (Botafogo) de um grande clube, será televisionado (SporTV). Os atletas demonstram mais os potenciais e nós, nosso trabalho."

A torcida andreense promoverá caravana até Taubaté para acompanhar o jogo e apoiar o Ramalhinho.

 

Equipe tem atletas com experiência no torneio

O elenco ramalhino começou a fase de treinamentos para a Copa São Paulo de Juniores com 46 atletas. Depois, passou para 30. Atualmente, tem 25, mas apenas 20 viajarão para Taubaté e representarão o time na busca pelo bicampeonato do torneio. E dentre estes atletas, há jovens de 16 anos - caso do lateral Erik -, e os mais experientes de 19, que partem para a terceira participação na Copinha, perfil no qual se encaixa o atacante Claudio Mussum.

Com um gol marcado pelo time profissional durante o Campeonato Brasileiro da Série C - contra o Duque de Caxias, no Rio de Janeiro - o jogador chega calejado para o torneio. E não vê como demérito ou retrocesso sair da equipe de cima para disputar o torneio sub-20. "É oportunidade, porque é campeonato visado por vários empresários, vários clubes", explicou o atacante, sempre sorridente, que ainda admitiu que ele e os dez outros atletas chamados para treinar ou que integraram o elenco profissional em 2012 têm de chamar a responsabilidade. "A cobrança também é maior para a gente".

O lateral-esquerdo Carlinhos também iria para a terceira Copa São Paulo, mas se machucou na preparação da última edição. Ele também integrou o grupo profissional durante a Série C do Brasileiro e espera utilizar na competição os aprendizados adquiridos com os atletas mais velhos. "Aqui é muita correria. Lá tinha mais toque de bola, cadenciava mais o jogo e vou tentar pôr em prática", admitiu.

 

Treinador alerta os perigos para o Tigrinho na competição

Empossado no cargo de treinador do São Bernardo para a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior no lugar de Souza (atual auxiliar técnico), o comandante do Tigrinho, Paraná, evita falar em até onde o clube pode chegar na competição.

Porém, o treinador afirma que a intenção inicial é conquistar a classificação para a segunda fase . "Nosso grupo será difícil. Não conheço o Liberal (Maranhão). O Caxias e o Fortaleza são mais falados no futebol. Mas na Copinha, tudo fica igual. Nosso objetivo é passar de fase. Estamos preparados para isso", analisou.

O meia Silvio destacou as dificuldades do torneio. "Teremos três jogos complicados. Mas o elenco tem potencial para ir mais longe desta vez", destacou. Em 2012, o Tigrinho sucumbiu diante do América-MG nas oitavas de final (Thiago Bassan).

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;