Política Titulo Pronta
Câmara de Ribeirão é inaugurada hoje

Adequação para receber seis vereadores a mais será
entregue às 10h; pedreiros trabalham contra o relógio

Por Cynthia Tavares
Do Diário do Grande ABC
31/12/2012 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


A Câmara de Ribeirão Pires será inaugurada hoje, às 10h. A corrida contra o relógio com os pedreiros trabalhando em três turnos garantiu que o presidente da Casa, Gerson Constantino (PSD), entregasse a obra pronta para os próximos vereadores.

O novo prédio do Legislativo foi feito para receber os 17 parlamentares eleitos - atualmente são 11, mas houve aumento em todos os legislativos municipais do País e a cidade terá acréscimo de seis cadeiras. Os gabinetes foram equipados com duas mesas, cadeiras, frigobar e computador. As aquisições custaram R$ 20 mil e foram compradas com ajuda da Prefeitura.

Gerson explicou que os novos equipamentos são apenas uma parte do necessário. "O próximo presidente vai montar as outras salas (hall de entrada da presidência e salas de assessoria) do jeito que achar melhor. A compra dos sofás sairia muito cara e eu não tinha verba disponível", afirmou.

O plenário também foi adequado para recepcionar os novos vereadores. As duas tribunas que estavam localizadas na bancada usada pelos parlamentares foram retiradas para abrir as duas vagas restantes no espaço sem precisar encomendar uma nova mesa. A tribuna ficará no lado direito do plenário próximo ao painel de madeira, onde hoje estão as bandeiras do Brasil, do Estado e da cidade.

Além da medida econômica, o tempo foi fator que complicou na adequação do plenário. Com a realização de duas sessões extraordinárias na primeira semana do mês, a intervenção no local iniciou duas semanas após o previsto no cronograma da construtora.

"Não conseguimos aumentar o plenário porque o piso é de granito e não havia tempo hábil para dar sequência a obra com o mesmo material por conta da demora. Para não deixar metade como está e metade no piso, a construtora resolveu não mexer", declarou Gerson.

A estrutura que será inaugurada conta com dois andares. O térreo será destinado para presidência e vice-presidência. Os vereadores reeleitos ficarão no primeiro pavimento e os novatos ficarão no último andar. "O sorteio ficará com o próximo presidente, que fará da maneira que achar melhor. Meu papel é entregar a obra", ponderou o comandante da Câmara.

A obra custou R$ 681 mil e teve início em julho. A instalação do elevador para dar acessibilidade ao prédio - determinação do Ministério Público - já está incluída no valor final da construção.

O setor administrativo da Casa foi deslocado para o prédio concedido pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). As instalações ficam em frente ao Legislativo.

A expectativa é de que a ampliação do prédio seja entregue totalmente pronta, ao contrário do que ocorreu recentemente com as Câmaras de Mauá e de São Bernardo. Nas duas ocasiões, os prédios foram inaugurados inacabados, para que a placa tivesse os nomes dos atuais vereadores.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;