Setecidades Titulo Segurança
Investigador dá dicas de como se prevenir contra o crime
Por Renata Rocha
do Diário do Grande ABC
20/07/2014 | 07:10
Compartilhar notícia


Cuidados simples podem evitar dor de cabeça quando o assunto é o avanço da criminalidade. Casos de clonagem de cartões de banco, furto de objetos e roubos em semáforos e na porta de residências, entre outros, podem ser prevenidos. Quem garante é o chefe dos investigadores do 5º DP (Novo Oratório) de Santo André, Armando Correia.

A união entre população, poder público e polícias Civil e Militar é importante para diminuir a criminalidade. “A população precisa confiar na polícia. É necessário denunciar os crimes, ligar no Disque-Denúncia 181, no qual a identidade é preservada. Também é necessário registrar todas as ocorrência, mesmo furtos, para que possamos investigar”, disse.

Correia explica ainda que há crimes da moda, como o caso da mulher que aparece em vídeos furtando estabelecimentos na Grande São Paulo. Nesse caso, o investigador indica que as pessoas fiquem atentas a seus objetos pessoais e evitem deixá-los em lugares sem supervisão.

Há ainda o golpe do cartão, aplicado em idosos. O criminoso finge ajudar a pessoa a realizar uma transição bancária, memoriza a senha e, no processo, troca o cartão por outro. “O idoso só deve aceitar auxílio de funcionários do banco.”

Correia destaca ainda que o papel do poder público é importante no combate ao crime. “É preciso manter a iluminação pública em dia e investir em câmeras de monitoramento, que inibem a ação dos criminosos. Além disso, deve-se evitar a colocação de radares em semáforos de regiões onde há altos índices de roubo de veículos, pois, na madrugada, o motorista fica vulnerável.”

A dona de casa Sandra Pereira, 55 anos, moradora do Parque Novo Oratório, toma alguns cuidados ao entrar em casa à noite. “Sempre dou uma volta com o carro pelo quarteirão para observar a frente da minha casa antes de entrar.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;