Setecidades Titulo
Ministra Eleonora defende acesso da mulher à cidadania

Abrir espaços para denúncias de maus-tratos é primeiro passo para mudar a realidade feminina

Andréa Ciaffone
do Diário do Grande ABC
20/07/2014 | 07:07
Compartilhar notícia


Pintado de lilás, o ônibus estacionado em frente à Casa Fox, no centro de Paranapiacaba, mostrava no letreiro a sua missão: lutar contra a violência contra a mulher. <EM>“O projeto das unidades móveis é nacional, está prestes a completar um ano e já percebemos impactos extraordinários”, avalia a Ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Governo Federal, em visita ao Festival de Inverno de Paranapiacaba. “O ônibus leva o acesso ao poder público até onde as mulheres estão e faz o encaminhamento dos seus casos a diversos órgãos parceiros do projeto”, diz.

Socióloga e feminista, Eleonora chama atenção para a importância de romper com décadas de abusos contra a mulher. “Apanhar não faz parte do contrato afetivo”, completa a ministra.

Na experiência da Secretaria, campanhas de conscientização dão resultado. Na mais recente, lançada em maio, a média de denúncias saltou de 12 mil mensais para mais de 20 mil.

A presença do ônibus em Paranapiacaba é fruto de parceria da Secretaria de Política para Mulheres de Santo André, sob o comando de Silmara Conchão, com a pasta homônima da cidade de São Paulo, dirigida por Denise Motta Dau. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;