Setecidades Titulo Reconhecimento
Polícias são premiadas por solucionar denúncias
Rafael Ribeiro
Do Diário do Grande ABC
20/11/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Em meio à crise de segurança pela qual passa o Estado, com 24 mortos nas últimas três semanas só na região, as delegacias seccionais de Santo André e São Bernardo e a Polícia Militar das sete cidades foram premiadas no início do mês pelo Instituto São Paulo Contra a Violência como destaques na Grande São Paulo pelo uso de informações do Disque-Denúncia na investigação e resolução de ocorrências policiais.

O órgão é o administrador do serviço, conhecido pelo telefone 181, e o prêmio é oferecido anualmente em evento na Capital. É a segunda vez seguida que a Polícia Civil de São Bernardo, que também atende São Caetano, se destaca na Região Metropolitana. Em 2011 também foi premiada pelo instituto.

"É motivo de muita honra", destacou o delegado seccional Rafael Rabinovici. Os dados mostram que 380 casos foram esclarecidos pelas delegacias das duas cidades em setembro e outubro. O índice total, incluindo a Polícia Militar, chega a aproximadamente 10,5% das denúncias recebidas. Pela corporação, o 40º Batalhão, também de São Bernardo, foi o premiado.

A Seccional de Santo André também foi reconhecida. Com cerca de  400 denúncias mensais nas cidades que atende, incluindo Mauá e Ribeirão Pires, a média de resolução é de pouco mais que 9%.

"É uma ferramenta muito importante, que funciona como auxiliar da polícia", disse o delegado seccional Guerdson Ferreira. Segundo ele, foi montado esquema no qual o setor de inteligência da polícia organiza o recebimento e averiguação das denúncias. "Todo mundo contribui para a realização da diligência desde o momento em que recebemos a denúncia", disse.

O Grande ABC apresentou aumento considerável no número de telefonemas para o Disque-Denúncia. A média atual é de 2.670 ligações por trimestre, no balanço divulgado pelo instituto. No ano passado, o número era de 2.500 e em 2010, 2.220.
"Antes, o Disque-Denúncia sofreu descrédito, mas com o passar dos anos ele foi se sedimentando e ganhando a confiança da população", disse Rabonovici. "A cada vez que damos uma resposta imediata ao cidadão, a credibilidade da polícia aumenta. A população pode ter a certeza de que será ouvida."

O tráfico de drogas continua sendo o crime mais denunciado, com 47,7% das ligações na região. Denúncias envolvendo locais que promovem jogos de azar, crianças, idosos e animais que sofrem maus-tratos e até pontos de receptação de produtos furtados completam a lista de atuação das ligações.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;