Política Titulo Exonerações
Aidan Ravin reformula
quadro de comissionados

Comenta-se que primeiros funcionários a serem exonerados
não se empenharam na campanha para a reeleição do prefeito

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
03/11/2012 | 07:10
Compartilhar notícia


Com a derrota nas urnas, o prefeito de Santo André, Aidan Ravin (PTB), iniciou a reformulação do fim de governo com a limpeza dos cargos em comissão e retomando contratações de indicados que participaram da campanha eleitoral. Nos bastidores comenta-se que as primeiras demissões são de comissionados que não arregaçaram as mangas durante o pleito, pouco colaborando na disputa.

A campanha petebista esperava maior adesão dos funcionários em comissão no horário de almoço e depois do expediente. Em razão do insucesso na eleição, parte do pessoal que não foi às atividades de rua com afinco encabeça a lista de dispensa. Logo após o primeiro turno, Aidan admitiu que aguardava resultado bem diferente, quando já ficou atrás do petista Carlos Grana. O chefe do Executivo tinha expectativa até de vencer na etapa inicial do processo.

Aidan prevê adequar o quadro nesta reta final de mandato. Nos últimos dias, oito pessoas foram exoneradas. E houve remanejamentos.

Laerte Satolo deixou a superintendência da Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André) para ocupar o cargo de assistente de diretor na Secretaria de Governo. Com a saída, o ex-ouvidor Reinaldo Abud assume a Craisa. Nos últimos meses, a autarquia sofreu revés do TCE (Tribunal de Contas do Estado) ao abrir licitação para concessão remunerada de uso dos boxes. O órgão declarou nula a concorrência.

Primeiro suplente do PTB, Pedrinho Botaro foi nomeado novamente para ingressar no posto de secretário adjunto da Pasta de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo. O ex-candidato a vereador migrou do PSDB para as fileiras petebistas no momento em que o tucanato ameaçava lançar candidatura própria, o que acabou não se concretizando. Em virtude da entrada na legenda de Aidan, o postulante conseguiu engrossar a campanha, ajudando na formação de quatro cadeiras do PTB no Legislativo e demonstrando fidelidade ao prefeito.

Outro aliado que volta ao quadro é Padre Antônio Francisco Silva (PTdoB), que também concorreu sem êxito a uma vaga na Câmara. Apesar do fracasso nas urnas no dia 7, ele beneficiou os correligionários eleitos Marcos Pinchiari e Elian Santana. O ex-secretário de Inclusão Social tornou-se agora assessor de gabinete.

Paula Monteiro retomou o cargo de secretária adjunta de Gabinete, após passar quase quatro meses na equipe da coordenação de campanha.

O secretário de Planejamento e Orçamento, Edson Salvo Melo, adiantou que a totalidade dos cargos comissionados será exonerada gradativamente até 28 de dezembro, rechaçando retaliação a qualquer funcionário. São aproximadamente 600 postos, segundo o titular, sendo que 480 estão ocupados. "Adotaremos o mesmo mecanismo usado pelo PT, em 2008, para deixar a administração leve. Nada de drástico, somente ação de transferência de poder."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;