Diarinho Titulo Fique por dentro
Corda é invenção importante
Por Bruna Gonçalves
Do Diário do Grande ABC
09/09/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Um homem bateu em minha porta e eu abri... Você certamente já ouviu a parlenda. No entanto, não deve saber que o principal instrumento da brincadeira - a corda - é uma das invenções mais importantes da humanidade.

Não se sabe ao certo quando e onde surgiu. Segundo estudiosos, é possível que tenha aparecido há milhares de anos em diferentes regiões do mundo. Certo é que o homem a usa desde a Pré-História. Entre suas primeiras funções estavam montar armadilhas, fabricar armas, prender estruturas de tendas, capturar e domesticar animais, levantar pesos e transportar grandes objetos.

Para fazê-la usava-se no começo fibras vegetais, cipós e couro de animais. Mais tarde também passou a ser fabricada com tecidos. Principalmente a partir da Revolução Industrial, foram criadas cordas de aço e de materiais artificiais, como o náilon.

EVOLUÇÃO - Sem a invenção, o desenvolvimento da civilização seria mais difícil de alcançar. Como, por exemplo, carroças ou antigos equipamentos para agricultura seriam puxados por animais? A corda também foi muito utilizada para erguer grandes construções, como as pirâmides egípcias e o Coliseu de Roma.

E o objeto foi indispensável não só em terra, mas também no mar. Permitiu que as embarcações evoluíssem de simples canoas, feitas de troncos de árvores, para navios cada vez mais modernos.

A partir do fim da Idade Média, foram criadas em toda a Europa as cordoarias, estabelecimentos em que se fabricavam cordas e cabos.

 

Escotismo tem mais de 40 tipos de nós

A corda é ferramenta importante para o escoteiro. É com ela que aprende mais de 40 tipos de nós (confira alguns ao lado), que são úteis em várias situações. Giovanni Domingues, 9 anos, do Grupo Escoteiro Alvorada, de São Caetano, ficou surpreso ao descobrir a importância do objeto para a história da humanidade.

O menino aprendeu alguns nós básicos. Mas vira e mexe pede para a irmã mais velha, que também é escoteira, ensinar outros. "Já usei para montar a barraca no acampamento. É um pouco difícil, mas treino em casa", explica. Na opinião de Giovanni, é preciso ter paciência, coordenação motora e praticar bastante.

Ficou com vontade de aprender? O Grupo Escoteiro Alvorada realiza oficina de nós no sábado (15), às 9h, no Bosque do Povo (Estrada das Lágrimas, 320), em São Caetano. Os interessados aprenderão 20 nós, como o para escalada, salvamento e acampamento.

Para participar é preciso ter a partir de 9 anos e se inscrever até dia 14 pelo telefone 98489-4599 ou e-mail: diretoria@gealvorada.com.br. A entrada é um quilo de alimento, que será doado para uma instituição.

 

Saiba mais

A corda está presente até nas lendas. Na chamada Nó de Górdio conta-se que o rei Górdio da Frígia (atual Turquia) amarrou sua carroça na coluna de um templo com nó bem forte. Depois de morrer, o filho assumiu o trono. Mas ele não teve um herdeiro. Uma divindade, então, foi consultada sobre quem seria o próximo governante. Ela disse que o novo rei seria aquele que desatasse o nó. Muitos anos se passaram até que Alexandre o cortou com uma espada e foi nomeado.

 

Existem dois tipos principais de cordas: torcidas e trançadas. A diferença é que a primeira é mais rígida, se desgasta menos, mantém os nós firmes e pode ser unida a cabos de aço. A segunda é macia, fácil de manusear, porém, pode deixar os nós frouxos por ser mais lisa.

 

O cânhamo é uma das fibras vegetais mais resistentes utilizadas para a confecção da corda. Em Portugal, por exemplo, foi muito usado na fabricação de cabos e velas das embarcações.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;