Política Titulo Briga por ICMS
Donisete rebate Auricchio e compara Recap à GM
Por Mark Ribeiro
do Diário do Grande ABC
31/08/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


A disputa pela arrecadação do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) da Recap (Refinaria de Capuava) ganhou mais um capítulo ontem. Em entrevista ao Programa Opinião, da DGABC TV, o prefeiturável de Mauá Donisete Braga (PT) rebateu a declaração do prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PTB). O petebista criticou o movimento petista para que os tributos, que somam R$ 167 milhões por ano, fiquem em Mauá e disse que a sua candidata à sucessão, Regina Maura Zetone (PTB), está preparada para garantir que os recursos permaneçam em São Caetano.

"A Recap tem 100% da planta em Mauá, mas quem recolhe o ICMS é São Caetano. É justo a GM, que está 100% em São Caetano, recolher imposto em Mauá?", comparou Donisete. O petista, porém, evitou atrito direto com o petebista. "Tenho boa relação com o prefeito Auricchio e a defesa que ele faz é legítima aos interesses de São Caetano. Mas eu, como candidato em Mauá, defendo os interesses da minha cidade."

Donisete foi segunda-feira ao Rio de Janeiro, onde travou debate sobre o tema com os presidentes da Petrobras, Graça Foster, e da Transpetro, Sérgio Machado. Protocolou ofício nas duas empresas com o pedido pela transferência do ICMS da Recap, e retornou a Mauá com a promessa de que o pleito será avaliado.

Por outro lado, Auricchio justifica que, apesar de o petróleo ser refinado em Mauá, a distribuição do combustível é feita em São Caetano, o que garante o ICMS à sua cidade. Em entrevista publicada ontem pelo Diário, o prefeito diz que perder os tributos seria como se a GM deixasse o município, o que, segundo ele, "representaria prejuízo irreversível".

Em 30 minutos de entrevista, conduzida pelo jornalista Sérgio Vieira, diretor de Redação do Diário, Donisete Braga detalha os principais pontos de seu plano de governo, como a integração do transporte público, a regionalização do Hospital de Clínicas Radamés Nardini e a luta pela chegada da Universidade Federal do ABC a Mauá. O Programa Opinião vai ao ar terça-feira, no site www.dgabc.com.br.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;