Setecidades Titulo Entrevista
PM busca parceria para Projeto Radar

Comandante discute com as prefeituras ação de combate a roubos e furtos de veículos

Por Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
01/07/2014 | 07:01
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Visando fechar o cerco ao furto e roubo de veículos, a comandante da PM (Polícia Militar) no Grande ABC, coronel Cláudia Rigon, mantém conversa com as sete prefeituras para implantação do Projeto Radar, programa de integração entre as câmeras de radares fixos e tablets da PM (Polícia Militar). Ela falou sobre a ação durante visita ao Diário, na tarde de ontem, acompanhada dos comandantes dos batalhões da PM da região.

Atualmente, no Estado, apenas o município de Guarulhos se utiliza da ação, iniciada no mês passado. O sistema já vem mostrando êxito: em 30 dias de execução, 28 veículos roubados ou furtados foram recuperados na cidade.

“Há duas semanas, nos reunimos com representantes das prefeituras e todas sinalizaram favoravelmente em apoiar a PM nesse projeto, até porque não tem praticamente custo nenhum. É uma iniciativa bastante simples, pois aproveita equipamentos que já estão instalados nas vias e a tecnologia da Polícia Militar, em relação ao banco de dados da Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado) e do próprio 190”, explicou Cláudia.

Na proposta, a câmera do radar lê todas as placas dos carros em trânsito e envia as informações para o sistema de controle da PM. Se a placa corresponder a um veículo roubado, alerta sonoro imediatamente é acionado nos tablets usados pelos policiais militares. “O policial terá os dados do veículo e do perímetro e, a partir daí, poderá informar as demais viaturas para abordagem”, falou.

Segundo a coronel, as especificidades das câmeras necessárias para atender ao projeto já foram passadas para as prefeituras. Cláudia agora aguarda manifestação por parte das administrações.

A comandante destaca que a medida auxiliará no combate a furtos e roubos de veículos, crimes que têm registrado crescimento na região. As estatísticas referentes à maio, divulgadas pela SSP (Secretaria da Segurança Pública), mostram aumento de 29% nas ocorrências de carros roubados, em comparação com o mesmo período de 2013. “Essa é a nossa estratégia inicial para combater os roubos e furtos de veículos no Grande ABC”, disse ela, acrescentando que a junção de esforços das sete cidades, por meio do Consórcio Intermunicipal, é de extrema valia. “A característica da região é a facilidade de saída de uma cidade para a outra. Então, se um município se prepara para esse tipo de crime e o outro não, a dificuldade é grande, porque os veículos irão escapar e vamos ficar sem a informação. Inclusive, o Projeto Radar vai permitir que tracemos a rota de fuga desses veículos, para constatarmos por qual caminho mais passam carros furtados e roubados e, a partir dessas informações, realizarmos operações”, explicou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;