Setecidades Titulo Segurança Pública
Criminalidade continua em alta na região

Roubos e furtos aumentaram 27,5% em janeiro; variação é superior às registradas na Capital e no Estado

Por Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
25/02/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Estatísticas mensais divulgadas ontem pela SSP (Secretaria de Estado da Segurança Pública) apontam que a criminalidade continua em alta no Grande ABC. Todos os principais indicadores da violência apontam aumento significativo no número de ocorrências em janeiro deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado. Autoridades da Segurança na região avaliam que o problema é pontual e veem tendência de queda para os próximos meses.

Entre as modalidades que apresentaram as maiores variações positivas estão   roubos e furtos de veículos. Foram 2.227 registros desse tipo no mês passado – aumento de 27,5% em relação ao primeiro mês de 2013. A elevação foi superior à observada na Capital (13,4%) e na Grande São Paulo (16,7%).

As delegacias da região registraram em janeiro deste ano 4.560 ocorrências de roubos e furtos em geral. O número é 7,4% maior do que o computado no mesmo mês de 2013. Na Capital, Grande São Paulo e Estado, as variações foram superiores: 14,5%, 8,8% e 7,5%, respectivamente.

O número de vítimas de homicídio doloso – quando há intenção de matar – foi 17,8% maior do que o de janeiro de 2013. No mês passado, 33 pessoas foram assassinadas no Grande ABC, ante 28 no período anterior. Na Capital, Região Metropolitana e Estado, esse tipo de crime apresentou diminuição. Já os latrocínios nas sete cidades tiveram queda de 42,8%.

Em outubro e novembro do ano passado e na comparação da totalidade dos meses de 2013 com 2012, a região também apresentou aumento nos principais indicadores criminais. Quando os dados deste ano são confrontados com os de 2012, a situação é ainda mais alarmante.

Para o delegado seccional de Diadema, Godofredo Bittencourt Filho, o alto número de crimes contra o patrimônio na cidade não quer dizer que todos os casos ocorreram no município. “Todo mundo é furtado em algum lugar , mas para em Diadema e faz BO (Boletim de Ocorrência). A ação pode nem ter ocorrido aqui”, comenta.

Em relação aos homicídios, o delegado Ângelo Ísola, titular da seccional que atende Santo André, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, destaca o alto índice de esclarecimento dos casos. “Há cerca de cinco meses nós desmembramos a investigação, que antes era feita apenas pela Delegacia de Homicídios. Isso estava sobrecarregando muito as equipes. Agora, cada distrito faz a apuração, com apoio do setor especializado”, explica.</CW>

Já o delegado Waldomiro Bueno Filho, responsável por São Bernardo e São Caetano, avalia que grande parte dos assassinatos tem origem em desentendimentos. “Existem os casos passionais e as brigas de bar ou entre vizinhos. É um tipo de crime difícil de prevenir”, reconhece.

O comandante da Polícia Militar no Grande ABC, coronel Mauro Cezar dos Santos Ricciarelli, exige mais participação das prefeituras da região no apoio às ações preventivas. “Segurança pública não é só um problema de polícia. É preciso que haja boa iluminação pública e que as praças tenham bom estado de conservação. Isso diminui a probabilidade de atuação dos marginais.”

Nos próximos dias, o coronel irá se reunir com os comandantes dos batalhões que apresentaram alta nos índices para que sejam definidas estratégias para redução. Ele avalia que a lei sancionada pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) no dia 2 de janeiro que regulamenta o funcionamento de desmanches de veículos irá diminuir o número de ações.

Mauro afirmou que a corporação tem dado ênfase às abordagens contra motociclistas, já que esse tipo de veículo é bastante utilizado por assaltantes devido à facilidade de fuga. Segundo ele, entre 150 e 200 condutores de motos são abordados diariamente no Grande ABC.

Situação piora na comparação das estatísticas atuais com 2012

Os dados referentes à criminalidade no Grande ABC em janeiro são ainda mais alarmantes quando comparados com o primeiro mês de 2012. O número de roubos e furtos de veículos foi 57% maior do que o registrado há dois anos. No mesmo período, a alta foi de 28,6% na Capital, 43,7% na Grande São Paulo e 32,3% no Estado.

Roubos e furtos em geral tiveram 30,6% mais casos do que em janeiro de 2012. A variação só não é maior do que a observada na Região Metropolitana, cujo aumento foi de 31,7%.

O número de vítimas de homicídio doloso no Grande ABC apresentou elevação de 57,1% em dois anos. No mesmo período, as altas foram de 13% na Capital, 24,7% na Grande São Paulo e 15,8% no Estado.

O aumento na criminalidade ocorreu mesmo após o anúncio feito em janeiro pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), de que as equipes policiais que conseguirem reduzir os indicadores criminais receberão bonificação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;