Setecidades Titulo Gastronomia
Chef de S.Bernardo fará hoje o maior x-salada do Brasil

Lanche terá 160 kg e dois metros de diâmetro; preparo irá demorar quase 24 horas

Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
01/02/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Está de dieta? Então, passe longe do bairro Taboão, em São Bernardo, na noite de hoje. Você pode não resistir à tentação e se render ao que pretende ser o maior x-salada do Brasil. Morador da cidade, o chef de cozinha Eugenio Bergaro Sagula, 38 anos, o Montana, promete fazer o lanche com cerca de 160 quilos, dois metros de diâmetro e 35 centímetros de altura. Apesar das dimensões exorbitantes, a expectativa é de que o sanduíche seja devorado em uma hora, no máximo.

Os números da receita impressionam. Somente a massa, assada, chega a quase 100 quilos. Para o pão, foram necessários 75 quilos de mistura pronta, 7,5 quilos de açúcar, 700 gramas de fermento, 1,5 quilo de sal e 40 quilos de água – isso mesmo, o líquido foi medido em quilos, e não em litros. Já o hambúrguer leva 50 quilos de carne moída, 10 quilos de pão – para dar liga à mistura – e 5 quilos de bacon picado. Além disso, o sanduíche receberá 20 quilos de muçarela, 20 quilos de tomate, uma caixa de alface, quatro quilos de maionese e mais quatro de queijo parmesão. A soma ultrapassa os 160 quilos previstos, pois alguns ingredientes têm o peso reduzido após passar pelo fogo.

Para o preparo, será utilizada panela com dois metros de diâmetro feita sob medida. A massa foi produzida em fábrica de pães de propriedade de um amigo de Eugenio. Depois, foi levado ao bar onde o x-salada será servido. A massa demorou cerca de seis horas para ficar pronta. O hambúrguer terá a mesma panela, com fogo à lenha. Para cozinhar a parte superior da carne, o chef utilizará um maçarico.

A paixão de Eugenio por receitas gigantes não é de hoje. Na mesma panela de dois metros, já fez tapioca, pizzas, galinhada e até um pudim de leite condensado. Há 12 anos ele começou a utilizar um tacho para paella, tradicional prato espanhol, com 80 centímetros de diâmetro. Anos depois, o chef adquiriu um bar voltado ao público sertanejo, onde abusava da criatividade para desenvolver iguarias tamanho família. “Fazia sucesso, pois o pessoal podia comer à vontade”.

Os fãs da cultura country, principais convidados para o evento de hoje, são bons de garfo, garante Eugenio. “Na semana passada, fizemos uma galinhada que acabou em 45 minutos. E eram 250 quilos de comida”, ressalta. Para degustar o x-salada, ele espera cerca de 400 pessoas.

Eugenio já planeja o próximo prato gigante: bife à parmegiana. No seu perfil no Facebook, o chef recebe desafios para novas receitas. A reportagem do Diário sugeriu uma para o fim do ano: panetone. O chef diz ter gostado da ideia, e já planeja a compra de uma tampa para a panela com fogareiros embutidos, o que facilitaria a preparação de massas. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;