Política Titulo Em Mauá
Câmara vota doação de terreno para construção do Poupatempo

Prefeito de Mauá levanta recesso, pede urgência na apreciação e confirma MauáTrans somente em 2014

Cynthia Tavares
Do Diário do Grande ABC
14/12/2013 | 07:04
Compartilhar notícia
Ricardo Trida/DGABC


A pedido do prefeito de Mauá, Donisete Braga (PT), a Câmara levantará o recesso para votar projeto de lei que doa área do município para o Estado construir o posto do Poupatempo. O Diário já havia antecipado na edição de quarta-feira que as férias dos parlamentares poderiam ser interrompidas por causa desse texto. A sessão será terça-feira, às 10h, e a extraordinária ocorrerá às 12h.

O equipamento estadual será feito na área que atualmente abriga a Secretaria de Serviços Urbanos. “Vão demolir o prédio e construir outro. Por isso existe a necessidade de aprovarmos a propositura logo”, alegou Donisete. O terreno tem 10.672 metros quadrados.

O Paço já entregou o projeto executivo e o governo estadual deve iniciar a construção do Poupatempo nos primeiros meses de 2014. O posto foi anunciado pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) em maio. Diadema e Santo André também ganharam unidades – São Bernardo possui o serviço desde 2001.

Aproveitando a oportunidade, o Donisete Braga enviou projeto de lei que autoriza permuta entre o Paço e a Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A). A estatal ficará com quatro áreas, que somam 27 mil metros quadrados, para construção de 80 unidades habitacionais da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano). A cidade ficou com dez terrenos que resultam em 6.340 metros quadrados.

ADIAMENTO

Um dos principais projetos do Executivo para 2013, a criação da MauáTrans ficou para 2014. A autarquia para gerenciar o sistema municipal de transportes deve chegar ao Legislativo para ser apreciado nas primeiras sessões do ano que vem. Segundo fontes ouvidas pelo Diário, responsáveis pela elaboração do texto cometeram erros que não foram consertados a tempo de o projeto ser encaminhado à Casa.

O prefeito alegou que a criação da empresa pública é delicada e resolveu esperar o ano que vem. “Precisamos lembrar que tudo planejado pelo governo foi baseado em decisões judiciais. De qualquer forma, já colocamos de pé o projeto estruturante para o setor.”

As viações Leblon e Cidade de Mauá travam no Judiciário uma briga contra o Paço pelo controle dos lotes de linhas municipais. A nova licitação do transporte também será em 2014. O edital com o modelo do sistema está sendo finalizado pela equipe técnica da gestão.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;