Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
28/11/2013 | 07:00
O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), anunciou ontem o economista Alexandre Sobreira Cialdini, 49 anos, como novo secretário de Finanças. Cialdini foi titular de Finanças de Fortaleza, no Ceará, até o ano passado, e sua gestão foi condenada pelo TCM (Tribunal de Contas do Município) por contratos firmados sem licitação.
Cialdini foi multado pelo TCM de Fortaleza em R$ 27.666 por fechar convênios sem licitação em 2007. A instituição enquadrou o caso como improbidade administrativa com ato doloso (quando há intenção em cometer o crime).
Em sua defesa, o novo titular de Finanças de São Bernardo alegou que as parcerias acertadas em Fortaleza foram com instituições sem fins lucrativos e que não causaram dano ao erário. A punição, entretanto, foi mantida.
Alexandre Cialdini foi secretário de Finanças da ex-prefeita fortalezense Luizianne Lins (PT), mas não continuou na prefeitura local com a posse do também petista Elmado Elmano de Freitas da Costa.
Neste ano, foi indicado ao cargo comissionado de secretário de Finanças do Tribunal de Justiça do Ceará e se desligou da vaga no fim de agosto.
Cialdini substitui Jorge Alano Silveira Garagorry, que pediu exoneração da Prefeitura de São Bernardo em agosto, alegando querer seguir carreira acadêmica. Desde então a cadeira era ocupada interinamente por Paulo Almeida, que retorna à função de secretário adjunto.
Embora a justificativa pessoal, Jorge Alano ficou na administração petista sempre com olhar de desconfiança porque, em 2005, foi um dos intelectuais a defender investigação rígida do escândalo do Mensalão ainda durante governo de Luiz Inácio Lula da Silva, padrinho político de Marinho. O documento sugeria, inclusive, processo de impeachment do ex-presidente, que não foi arrolado como réu no julgamento do caso no STF (Supremo Tribunal Federal).
Olá, leitor!
Informação de qualidade tem valor.
Ou acesse todo o conteúdo de forma ilimitada: