Diarinho Titulo Inverno
Soneca profunda

Há espécies que precisam hibernar durante o inverno para
sobreviver ao frio intenso de algumas regiões do planeta

Bruna Gonçalves
Juliana Ravelli
29/07/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Na natureza tudo muda durante o inverno. Falta cor na vegetação, já que as flores brotarão só na primavera. Os dias costumam ser mais curtos e as noites, longas. Nesta época, animais que vivem principalmente em regiões geladas do Hemisfério Norte tiram longa soneca até o ambiente esquentar. Preguiçosos? Que nada. Existe explicação.

Meses antes de a estação mais fria do ano chegar, comem bastante, pois ainda é possível buscar alimentos. Os esquilos, por exemplo, estocam comida nas tocas. Então, chega o frio. É hora de os bichos hibernarem. Mamíferos - como ursos, marmotas, roedores e morcegos - são a maioria, mas há espécies de anfíbios que também têm esse comportamento.

Durante o período, ficam em suas casas (tocas, cavernas, lagos, entre outros locais) como se estivessem em sono profundo. As atividades do organismo e a respiração diminuem; o coração bate bem devagar e a temperatura corporal abaixa muito. Aos poucos, consomem a gordura que acumularam.

Mas existem outras táticas para escapar do inverno rigoroso, quando é quase impossível arranjar alimento. Alguns animais se deslocam das áreas frias para lugares quentes. Essas viagens são conhecidas como migrações. É o que ocorre com morcegos da família Molossidae, que partem do Sul dos Estados Unidos para o México. Somente assim conseguirão sobreviver.

Os animais também hibernam em períodos de seca e calor excessivo. Isso ocorre com moluscos, artrópodes (grupo do qual aranhas e caranguejos fazem parte), répteis e alguns mamíferos. A piramboia, peixe que respira por meio de órgão semelhante ao pulmão, enterra-se na lama quando o rio seca, hibernando ali até a chegada das chuvas.

 

Saiba mais

A única espécie de pássaro que hiberna é o noitibó-de-nuttall. Vive no deserto norte-americano e pode ficar cerca de 100 dias em sono profundo.

Alguns animais podem acordar durante a hibernação para fazer cocô; outros conseguem segurar até a chegada da primavera.

 

Consultoria de Wilson Uieda, biológo e especialista em morcegos da Unesp de Botucatu, do biólogo Guilherme Domenichelli e de Renato Oliveira, técnico do Laboratório de Lepidóptero do Museu de Zoologia da Usp.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;