Diarinho Titulo Fique por dentro
Mudança no frio
Juliana Ravelli
Do Diário do Grande ABC
29/07/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Já notou alguma mudança no seu corpo durante o inverno? Nessa época do ano, ele se comporta de maneira diferente para se adaptar ao frio. Como todos os mamíferos, somos homeotérmicos, quer dizer que conseguimos manter a temperatura interna - cerca de 37°C - constante. Assim, quando o ambiente está muito gelado, o organismo trabalha e gasta mais energia para produzir o calor necessário e permanecer aquecido. E ao consumirmos muita energia, precisamos recuperá-la. Por isso, sentimos mais fome; é que os alimentos são responsáveis por fornecer combustível para o corpo. Descubra outras alterações que acontecem nos dias frios.

Mais sono?

Parece que no inverno fica mais difícil sair da cama, certo? É que quando a temperatura do corpo abaixa, o cérebro começa a trabalhar em ritmo mais lento. Por esse motivo, sentimos mais sono. Além disso, os dias costumam ser curtos e as noites, longas; algo que também faz a sonolência aumentar.

Tremedeira

A gente treme no inverno porque é maneira de o organismo se aquecer. Ao contrair e relaxar rapidamente, os músculos produzem calor. Isso acontece sem depender da nossa vontade. Assim, quanto mais frio, maiores serão os tremores.

Ai, que aperto!

Durante o frio também fazemos mais xixi. Isso acontece porque os vasos sanguíneos da pele se contraem (ficam mais finos) no inverno para não deixar o sangue esfriar. Desse modo, a circulação se concentra no interior do organismo; lá é mais quentinho. Assim, a quantidade de sangue que passa pelos rins (órgãos responsáveis por filtrá-lo para retirar impurezas) aumenta, produzindo mais urina. Além disso, transpiramos menos nessa época; como o corpo precisa eliminar a mesma quantidade de líquido, fabricamos mais xixi.

Tudo roxo

No inverno, a circulação de sangue nas extremidades do corpo diminui porque os vasos próximos à superfície da pele se contraem para não deixá-lo esfriar. Por isso, boca, mãos e pés ficam com coloração arroxeada, além de mais gelados.

De arrepiar!

Se olhássemos para nossa pele com lente de aumento perceberíamos que não é lisinha; está repleta de buraquinhos. Quando os pelos arrepiam, essas minúsculas cavidades ficam mais profundas. Desse modo, formam camada que tenta isolar o ar quente, próximo à superfície da pele, do ar frio do ambiente. De qualquer forma, o arrepio indica que precisa se agasalhar.

Hora de mexer o esqueleto

Em geral, a gente faz menos atividades físicas no inverno e ingere mais comidas gordurosas. Mas deveria ser o contrário. Como o organismo já consome mais energia para se manter aquecido, não fica difícil equilibrar o peso; basta praticar esporte ou brincar de algo que movimente o corpo e comer alimentos mais leves.

 

Consultoria de Paulo Zogaib, fisiologista do esporte e médico da Unifesp.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;