Política Titulo Em evento do PT
MP instaura inquérito para investigar uso de carro oficial em evento do PT

Prefeito utilizou veículo do Executivo para discutir rumos da eleição para presidências petistas

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
22/09/2013 | 07:20
Compartilhar notícia
Ricardo Trida/DGABC


O promotor de Justiça Marcelo Sciorilli instaurou inquérito civil para apurar suposta irregularidade na ida do prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), a evento do PT com carro oficial da Prefeitura.

A instalação da investigação foi confirmada no dia 11, em resposta a ofício do vereador Pery Cartola (PPS). A sigla e o parlamentar provocaram o Ministério Público no dia 13 de agosto, quando o Diário noticiou o fato.
Um dia antes, a reportagem flagrou carro oficial da Prefeitura num evento regional do petismo, realizado na sede do Sindicato dos Químicos do ABC, em Santo André, para definir diretrizes sobre o PED (Processo de Eleição Direta).

O uso indevido do veículo fere a lei 9.504/97, que proíbe a utilização do automóvel em atividades estritamente partidárias. O inciso 1º do artigo 73 versa que o político não pode “ceder ou usar, em benefício de candidato, partido político ou coligação, bens móveis ou imóveis pertencentes à administração direta ou indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos territórios e dos municípios, ressalvada a realização de convenção partidária (eventos que antecedem os pleitos e são previstos na lei eleitoral).”

Além do PPS, o deputado estadual Orlando Morando (PSDB) reagiu ao fato, pedindo a devolução de recursos utilizados pelo prefeito para comparecer ao evento petista.

À época, Marinho afirmou não ver irregularidade no caso. “Estou aqui trabalhando o dia inteiro. O carro oficial me traz (a um evento) e depois me leva para casa. Vou até a Prefeitura a pé e depois embora para casa? Isso não é sério”, comentou, logo após sair da atividade oficial de filiação ao PT do presidente do São Bernardo Futebol Clube, Luiz Fernando Teixeira.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;