Setecidades Titulo Concurso literário
Escolas de São Bernardo e Ribeirão Pires encerram primeira semana do Desafio

Estudantes escreveram sobre as ações necessárias para transformar a realidade que vivem

Drielly Gaspar
Especial para o Diário
24/08/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Quatro escolas de São Bernardo e Ribeirão Pires encerraram ontem a primeira semana da sétima edição do Desafio de Redação. O tema 2020: o que eu posso fazer para mudar o meu mundo? foi apontado como boa oportunidade para se pensar no futuro, expectativas e planos para tornar o planeta um lugar melhor para se viver.

Para os alunos, essa foi a primeira oportunidade de escrever sobre o assunto. Foi o que aconteceu com o aluno do 9º ano da EE Professor Clóvis de Lucca, no Baeta Neves, em São Bernardo, Luiz Fernando Rosa, 14 anos. “Tive um pouco de dificuldade de pensar em como posso ajudar, mas, no final, achei o assunto muito importante para o meu crescimento”, avaliou Luiz.

Gabriela Oliveira, 14, também do 9º ano, sentiu que o tema serviu para incentivar os estudantes a pensar em um futuro não muito distante. “Nessa idade a gente ainda não pensa muito no que podemos fazer para mudar o mundo e senti que essa foi uma boa maneira de começar a estudar maneiras de melhorar tudo”, afirma.

Geice de Oliveira, 16, é aluna do 2º ano do Ensino Médio e acredita que a oportunidade é de mostrar que os alunos de instituições públicas também têm vontade de melhorar as coisas. “Tem pessoas que acham que nós vamos à escola para brincar, mas queremos um futuro melhor para nós e para todos.”

O Colégio São José, no Centro de Ribeirão Pires, também teve jovens pensando nos dias que virão. Igor Augusto de Oliveira, 11, está no 6º ano e acredita que o modo com que foi criado influenciou na hora de escrever. “Meus pais sempre me ensinaram que não devo poluir, desperdiçar e que ajudar o próximo é necessário. Sinto que é isso que falta nas pessoas para mudarem o mundo”, alega.

Apesar de estar no último ano do Ensino Médio, Diana Pires, 17, sentiu dificuldades para escrever sobre o tema. “É um assunto que a gente fala desde criança, mas na hora de colocar ideias mais maduras achei complicado", diz. A aluna acredita, assim como Igor, que é necessária uma revisão de valores para que as mudanças comecem a aparecer. “A estrutura familiar é importante, pois influencia nas decisões que tomamos desde cedo. É preciso rever como nos tratamos dentro de casa antes de externar os problemas”, sustentou.

O Desafio de Redação é o concurso literário promovido pelo Diário, correalizado pela USCS (Universidade Municipal de São Caetano), patrocinado pela Petrobras e tem o apoio da Ecovias. A melhor redação entre os alunos do último ano do Ensino Médio será premiada com uma bolsa de estudos na USCS. As provas acontecem até o dia 23 de setembro.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;