Setecidades Titulo Festival de Inverno
Paranapiacaba recebe 2 mil visitantes no 1º dia do evento
Rafael Ribeiro
do Diário do Grande ABC
15/07/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Cerca de 2 mil pessoas, segundo os organizadores, compareceram à abertura do 12º Festival de Inverno de Paranapiacaba, ontem, na vila histórica de Santo André. O bom número, além do fato de ser o primeiro dia, se deve principalmente pelo tempo aberto, apesar de frio. Com o sol brilhando, os frequentadores aproveitaram para chegar cedo e curtir as atrações da tarde, como Seu Chico e Ana Soul. A maioria esticou até a noite para ver o baiano Tom Zé.

"Aqui o clima é especial, tem a natureza, nem parece que estamos perto da cidade", disse a ambientalista Ligia Chicareli Kawata, 23 anos. Moradora do Rudge Ramos, em São Bernardo, estava acompanhada da irmã, a professora Marina, 30. Ambas são frequentadoras de festivais musicais.

Apesar das peculiaridades de Paranapiacaba, elas não economizaram críticas à estrutura oferecida. "As coisas são caras e a maioria dos estabelecimentos só aceita dinheiro. Não tem caixa eletrônico. Você paga R$ 20 para estacionar e fica sem dinheiro para aproveitar a festa, já que quase ninguém aqui aceita cartão", disse Ligia.

A queixa era a mesma da analista Ana Paula Almeida, 22, do bairro Assunção, em São Bernardo. Ao lado do noivo, André, 36, morador da Capital, conhecia pela primeira vez a vila histórica e teve de ir até Rio Grande da Serra para utilizar o caixa eletrônico. "Achei que tivesse pelo menos um banco por aqui."

Sem ocorrências policiais e com público formado em sua maioria por jovens, casais e famílias, os momentos mais tensos foram vividos pelos comerciantes das barraquinhas instaladas pela Prefeitura, que não tinham tomada. "Foi prometido que o problema seria solucionado em breve, mas desde a manhã estamos nos virando com extensões das casas", disse um deles. Até por volta das 18h30, as tomadas não haviam sido instaladas.

Indiferente aos problemas, a chance de conhecer a vila histórica cativou a policial Úrsula Teixeira, 48, que saiu de Osasco, na Grande São Paulo, graças ao convite de uma amiga. Levou seis parentes com ela. "É fantástico poder vivenciar a história desse lugar. Quero aproveitar todos os shows."

A amiga, a professora Alzira Borges, 56, está em seu quinto festival de inverno. E elogiou o que encontrou na edição deste ano. "Melhorou muito de quando eu comecei a vir. Hoje você percebe que tem mais segurança, o atendimento nos comércios ficou mais rápido", disse. As duas prometem voltar hoje, quando atrações como Funk Como le Gusta, Kiko Zambianchi e Arnaldo Antunes se apresentarão a partir das 14h.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;