Política Titulo PT de Mauá
Dois aliados de
Donisete são favoritos
para a presidência

Sônia Rodrigues e Chico Maurício são os nomes mais fortes para o PED; cabeça deve ser definido em agosto

Bruno Coelho
Do Diário do Grande ABC
13/07/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Com aval costurado entre os grupos majoritários do PT de Mauá, o prefeito Donisete Braga (PT) está perto para indicar o candidato à presidência do partido para o PED (Processo de Eleições Diretas), agendado para 10 de novembro. Por enquanto, a escolha do petista está entre Sônia Rodrigues de Almeida e Chico Maurício, ambos integrantes de seu bloco na sigla. A perspectiva é que haja oficialização da chapa nos primeiros dias de agosto.

Nos corredores da Prefeitura, Sônia é considerada a favorita do prefeito para substituir Leandro Dias, filho do ex-prefeito Oswaldo Dias (PT), na direção do petismo. Assim como Donisete, ela também pertenceu ao grupo do ex-vice-prefeito Márcio Chaves. A petista foi diretora do Hospital de Clínicas Doutor Radamés Nardini no segundo governo Oswaldo, enquanto Márcio era secretário de Saúde.

Gradualmente, os petistas ligados a Márcio passaram a orbitar em torno de Donisete – entre eles, Sônia –, que se firmava no cargo de deputado estadual (entre 2001 a 2012), enquanto o ex-vice-prefeito se enfraquecia no petismo. Após oito anos como vice de Oswaldo, Márcio se candidatou a prefeito em 2004 e, três dias antes do segundo turno da eleição, teve registro de candidatura cassado pela Justiça por conta de propaganda eleitoral antecipada no caso Túnel do Tempo.

Márcio tentou emplacar nova candidatura ao Paço em 2007, mas foi derrotado internamente por Oswaldo, vitorioso ao pleito de 2008 na sucessão de Leonel Damo (PMDB). Desde então, Márcio não se recuperou dentro do partido.

Chico Maurício também é pessoa de confiança de Donisete e foi seu assessor na Assembleia Legislativa entre 2010 e 2012. Por solicitação do grupo do prefeito, ele assumiu a chefia do Departamento de Postura, vinculado à Secretaria de Serviços Urbanos, sob tutela de Rogério Santana (PT).

O aliado de Donisete não desmente a possibilidade de ser postulante no PED e admite conversas com o secretário de Relações Institucionais, Rômulo Fernandes (PT), sobre o tema. “Considero cogitado (para presidência do PT), mas estamos discutindo com grupos. Creio que semana que vem discutiremos um nome.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;