Cena Política Titulo
Para mexer a cintura

Por Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
05/07/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


As discussões para as eleições municipais de 2016 já estão em andamento, pois passam pelo pleito do ano que vem. É verdade que ainda faltam três anos para a sucessão dos prefeitos e vereadores, mas, em São Bernardo alguns nomes começam a despontar como prováveis indicados do prefeito Luiz Marinho (PT) para representar seu grupo. Um deles é Tarcísio Secoli. Metalúrgico, formado em Economia pela Fundação Santo André, tem história ligada ao sindicalismo. Presidiu e foi diretor do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Atualmente é secretário de Serviços Urbanos da Prefeitura. Assumiu o posto neste ano. Antes, era titular de Coordenação Governamental, espécie de ‘faz tudo’ nos bastidores. Agora, tem maior visibilidade. Sua área, que engloba limpeza de parques e praças e varrição de ruas, é uma das mais elogiadas pela população em pesquisa realizada recentemente pelo Diário. A mudança foi estratégia para aparecer mais ao eleitorado. Ter a popularidade testada, de fato. Ele diz que não. Prefere afirmar que tem ao menos dois grandes projetos para executar: resíduos sólidos e drenagem. A avaliação político-eleitoral de Tarcísio por parte de integrantes do Paço, até agora, é de que ele precisa ter um pouco mais de jogo de cintura para lidar com situações um pouco mais delicadas. Principalmente quando os pedidos são exorbitantes e a resposta tem de ser ‘não’. Buscar essa equação é fundamental para se cacifar junto ao grupo para ser o candidato a prefeito em 2016. Caso contrário, existem quadros mais ‘simpáticos’ do que ele para assumir a cabeça da chapa. Mexa a cintura, secretário.

 

BASTIDORES

 

Filho pródigo

A Câmara de Diadema aprovou ontem voto de congratulações ao zagueiro da Seleção Brasileira de futebol David Luiz, campeão da Copa das Confederações no domingo. O jogador de 26 anos de nasceu na cidade. O requeri mento de homenagem foi apresentado pelo vereador Reinaldo Meira (PR) e rubricado pelos demais 20 parlamentares. David chegou a jogar em algumas equipes da várzea da cidade, mas ainda adolescente foi para a Bahia, onde se profissionalizou pelo Vitória.

 

Educação

Para o secretário de Educação de São Caetano, Daniel Contro, o desafio da administração pública é a celeridade. Oriundo da iniciativa privada, o titular da Pasta fez balanço dos seis meses de trabalho em entrevista ao jornalista Sérgio Vieira, que comanda o Programa Opinião, da DGABC TV. “A gestão da coisa pública não é comprometida com resultados. Não há competitividade (entre escolas, como no setor privado)”, avaliou Contro. Para ele, há mística de que em São Caetano o ensino é de qualidade elevada. “Temos um dos maiores orçamentos per capita na Educação, mas são 340 cidades à frente de São Caetano no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação).” Segundo Contro, isso ocorre por “série de distorções”, que o internauta pode ter detalhes a partir de terça-feira, às 9h, no www.dgabc.com.br/tv.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;