Setecidades Titulo Ato
Marcha da Maconha
reúne cerca de 80
pessoas em S.Caetano

Manifestantes participaram do ato em prol da descriminalização da droga no Brasil

Por Vagner Aquino
Do Diário do Grande ABC
16/06/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Pela segunda vez a Marcha da Maconha tomou as ruas do Grande ABC. Desta vez o local escolhido foi a cidade de São Caetano. “Escolhemos o local, principalmente, devido ao espaço para articulação”, define Caio Lima, um dos organizadores do grupo Marcha da Maconha ABC.

De acordo com o grupo, a manifestação (que, inicialmente, tinha sido marcada para o dia 9) foi organizada através das redes sociais e seu principal apelo é, “Propor à sociedade a abertura de diálogo para a legalização da maconha e, em consequência, acabar com o tráfico”, frisa Eduardo Frezza Lopes, que também organizou o movimento.

A concentração começou na Praça dos Estudantes (Avenida Goiás) às 14h20, mas a passeata começou por volta das 16h30 e percorreu, também, as ruas Amazonas, Serafim Consentino e Manoel Coelho, até voltar ao local de origem. O trânsito foi parcialmente interrompido. Cerca de 80 pessoas participaram do movimento, número (bem) abaixo das 500 confirmações feitas pelas redes sociais – um dos modos de divulgação do ato.

Ao contrário das últimas manifestações que têm ocorrido Brasil afora (em protesto contra o aumento das passagens dos transportes coletivos), a passeata correu de forma pacífica. No lugar de vandalismo e respostas com bombas de efeito moral e tiros de bala de borracha, o que se via eram apenas apitaços, cartazes e gritos de gerra como “Ei, usuário, saia do armário!” exalados através de megafones.

A ação divide opiniões do público. De um lado, o editor de vídeo Ivan Cardoso, que alega, “Sou usuário e, acima de tudo, a favor da liberdade individual”. Do outro lado da moeda, a aposentada Geni Barbetta enfatiza, “Sou totalmente contra. A sociedade enfrenta assuntos mais urgentes na atualidade, poderiam lutar pela saúde, pela violência...”
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;