Internacional Titulo
Irã: Moderado lidera apuração com 45% dos votos
15/06/2013 | 00:07
Compartilhar notícia


As primeiras parciais da apuração das eleições presidenciais iranianas mostravam o candidato Hasan Rowhani, relativamente moderado, com uma vantagem considerável em relação a seus adversários, informou o ministro de Interior do Irã, Mostafa Mohammad Najjar, na manhã de sábado, no horário local (noite de sexta-feira em Brasília).

De 1,8 milhão de votos contabilizados até o momento, Rowhani tem 45,8% da preferência dos eleitores, detalhou Solat Mortazavi, diretor do departamento eleitoral do Ministério de Interior. Em segundo lugar vinha o prefeito de Teerã, Mohammad Bagher Qalibaf, com 17,6% dos votos, seguido pelo negociador nuclear Saeed Jalili, com 14,1%. Os outros três candidatos na disputa vinham bem atrás.

Ainda não se sabe quando será conhecido o resultado final. O Irã tem mais de 50 milhões de eleitores e o índice de comparecimento às urnas foi elevado. O jornal conservador Kayhan calculou a participação em 75% dos eleitores registrados.

Rowhani obteve, às vésperas da votação, o apoio unificado dos ex-presidentes reformistas Akbar Hashemi Rafsanjani e Mohammad Khatami e, aparentemente, conseguiu dissuadir essa fatia do eleitorado de boicotar o pleito. Fonte: Associated Press.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;