Economia Titulo
Cenário econômico impulsiona logística
Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
26/06/2010 | 07:01
Compartilhar notícia


O cenário econômico favorável no País está ajudando a impulsionar o setor de logística, ou seja, o mercado de armazenagem e transporte de cargas para a indústria e o varejo. Levantamento feito pela Aslog (Associação Brasileira de Logística) junto às empresas do ramo aponta que, no primeiro quadrimestre, o segmento registrou crescimento de 15% a 20% no faturamento frente ao mesmo período de 2009 e a perspectiva é de forte expansão nas vendas também para o fechamento do ano.

Segundo o presidente do conselho deliberativo da Aslog, Adalberto Panzan, o mercado deverá fechar o ano em ritmo semelhante ao observado de janeiro a abril.

Para ele, a economia em alta e a disposição das operadoras em reforçar suas estruturas (frota de veículos, pessoal e armazéns) sinaliza que a demanda continuará aquecida. É o que também mostra a pesquisa. Grande parte (64%) das empresas ouvidas afirma que, nos próximos meses, vai ampliar investimentos na frota, 78% que vão aumentar aportes em tecnologia de informação, 71% que vão investir mais em armazenagem e 59% que devem reforçar também o quadro de pessoal.

A Trafti, de São Bernardo, por exemplo, planeja investir R$ 20 milhões na renovação de pelo menos 5% de sua frota (que soma 800 veículos), em novos sistemas de informática e em melhorias nos armazéns. A companhia acompanha o desempenho do setor. "Estamos crescendo 15% em relação ao ano passado", afirma o diretor comercial, Roberto Schaefer.
O executivo cita que a economia aquecida e também a fusão (a companhia é resultado da união de cinco operadoras em 2009) - e a proximidade com o Trecho Sul do Rodoanel ajudam a impulsionar suas vendas. "Agora podemos oferecer serviços mais variados e para uma gama maior de clientes.

E, com o Rodoanel, reduzimos custos e temos a garantia da pontualidade, já que não temos mais de atravessar a cidade de São Paulo", diz. A Trafti, que atende o mercado de importação e exportação e a área alimentícia, fechou recentemente contrato para atender a Bombril. Além disso, tem projetos em andamento para serviços aos setores farmacêutico e de autopeças.

Outra empresa localizada no mesmo município, a Support Cargo, também prevê forte expansão em relação a 2009. Para o presidente, João Nehring, outro fator que contribui para a expansão do mercado é a necessidade de as indústrias buscarem cada vez mais reduzir custos. "A atividade se tornou estratégica. Mas, apenas isso não seria suficiente para o crescimento. O principal foi a empresa se modernizar, investir em profissionais e tecnologia", diz.
Fundada em 1999 e atualmente com frota de 250 veículos, a empresa atende segmentos químico, automobilístico, de siderurgia, de eletrodomésticos e de alimentos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;