Internacional Titulo
América Latina precisa de comércio e não ajuda, diz Lagos
Da AFP
12/07/2003 | 11:44
Compartilhar notícia


O presidente chileno Ricardo Lagos afirmou neste sábado, em Londres, que os países da América Latina "precisam de comércio e não de ajuda para seu desenvolvimento", criticando, ao mesmo tempo, os subsídios agrícolas dos países do Norte.

Lagos participou na conferência prévia à cúpula de líderes progressistas que será inaugurada este domingo e na qual participarão os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da Argentina, Néstor Kirchner. "As ajudas para o desenvolvimento são essenciais na África", explicou o presidente chileno, no debate em que também participaram o ex-presidente americano Bill Clinton e o chanceler britânico Jack Straw.

"Não acho que essas ajudas sejam importantes para os países da América Latina. O comércio é muito mais importante do que essas ajudas", explicou.

Também ironizou os subsídios agrícolas na Europa. "Acho que US$ 100 bilhões em subsídios é muito dinheiro. Também acho que deviam ser utilizados de outra forma, concedendo um pouco de ajuda às vacas européias", comentou, provocando risadas no público.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;