Contexto Paulista Titulo
Resgate da saga do padre Landell de Moura

Nesta segunda-feira (21/1), transcorre o 152º aniversário de nascimento de Roberto Landell de Moura

Wilson Marini
28/01/2013 | 00:00
Compartilhar notícia


Nesta segunda-feira (21/1), transcorre o 152º aniversário de nascimento de Roberto Landell de Moura, o padre e cientista brasileiro pioneiro no rádio, cuja memória está sendo resgatada apenas agora no País. Em 2012, após decreto sancionado pela presidente Dilma Rousseff, seu nome incluído no Livro de Aço depositado no Panteão Tancredo Neves, na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Além disso, houve emissão de selo dos Correios alusivo ao sesquicentenário de seu nascimento, em 2011; a concessão do título de Cidadão Paulistano post mortem pela Câmara Municipal de São Paulo; e a inauguração de placa em um dos locais das experiências, o pátio do Colégio Santana, na capital paulista. São gestos oficiais que denotam o reconhecimento da importância de Landell de Moura para as comunicações do País.

Pioneiro no rádio

Com pouco mais de 30 anos de idade, Landell de Moura fez as primeiras transmissões públicas da voz pelo ar, sem fio, no final do século 19, entre a Avenida Paulista e o alto do bairro de Santana, na capital paulista, em evento documentado pela imprensa e presenciado por autoridades brasileiras e estrangeiras. Landell não alcançou nos campos comercial e empresarial o êxito que conquistou na ciência, embora seus inventos tivessem sido patenteados no Brasil e nos EUA.

Movimento

Há três anos, um movimento propugna seu reconhecimento oficial pela história do Brasil e a inclusão de sua pesquisa no currículo do ensino fundamental. Um abaixo-assinado com milhares de assinaturas foi entregue no final de 2011 ao então ministro da Educação, Fernando Haddad. O assunto continua pendente. Organizadores do movimento, com o apoio político da senadora Ana Amélia (PP-RS), pretendem retomar o pleito junto ao atual ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

A Itália no Interior

Em fevereiro, haverá eleições para renovar o parlamento e o governo italianos: serão eleitos 630 deputados, 315 senadores e o Conselho de Ministros. E o Interior Paulista participará desse processo eleitoral na condição de parte importante do colégio eleitoral da América do Sul formado por cidadãos de dupla cidadania brasileira e italiana. Isso porque todo cidadão italiano que vive no exterior ou descendente italiano que obteve a dupla cidadania, pode exercer seus direitos políticos, tais como escolher pelo voto seus representantes ou até candidatar-se a um cargo eletivo.

Eleição de representantes

O Brasil tem potencial para eleger um deputado e um senador italianos. "É como se os brasileiros que moram na Itália pudessem escolher, entre eles, um representante para defender seus interesses em Brasília", diz o arquiteto e urbanista Fausto Longo, gerente do Departamento de Ação Regional da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e que é o secretário do Partido Socialista Italiano no Brasil. Segundo ele, como existem milhões de italianos e descendentes que vivem fora da Itália, a Constituição determina que cada continente tenha um determinado número de deputados e senadores que possam representar e defender os interesses dessas comunidades.

Politraumatismo

Levantamento da secretaria estadual da Saúde aponta que o número de internações de vítimas de politraumatismo no Estado cresceu 124% em 10 anos -- 14.214 em 2011 (média de 39 por dia), contra 6.342 em 2002. Em 2012, até setembro, 10.458 internações já haviam sido registradas no Estado. O politraumatismo é quase sempre resultado de acidentes de trânsito ou de quedas e se caracteriza pela combinação de duas ou mais lesões que coloquem em risco a vida do paciente.

Breves

4 A Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura de São Paulo, que tem Netinho de Paula como seu secretário, será lançada nesta segunda-feira em meio a ato ecumênico que celebra o Dia de Combate à Intolerância Religiosa, no Vale do Anhangabaú, na capital paulista.

4 O governo paulista instituiu o Programa Especial de Parcelamento do ICMS, para liquidação de débitos com redução de multas e juros decorrentes de fatos geradores ocorridos até 31 de julho de 2012, constituídos ou não, inscritos ou não em dívida ativa, inclusive ajuizados. O programa possibilita parcelar em até dez anos.

4 Muitas cidades ainda não dispõem de um fundo próprio para a área de cultura ou mesmo não são informadas corretamente sobre esse tipo de ação. É importante que os prefeitos e secretários fiquem atentos a qualquer meio que possam utilizar para promover projetos culturais, recomenda a Confederação Nacional de Municípios (CNM).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;