Cultura & Lazer Titulo
Projeto disponibiliza toda a obra de Mozart na Internet
Por Das Agências
12/12/2006 | 10:48
Compartilhar notícia


A partir desta semana, toda a obra de Wolfgang Amadeus Mozart está disponível gratuitamente na Internet. São 25.732 páginas de notas musicais, segundo anunciou a Fundação Internacional Mozarteum em uma coletiva à imprensa na sua sede de Salisburgo. A renomada instituição trabalha desde 1954 no projeto de publicação das óperas completas do gênio musical.

No total, o projeto prevê 127 volumes, 122 dos quais já foram publicados. Paralelamente, a pesquisa é divulgada grátis on-line. A obra contém também 8.441 páginas de comentários críticos e o endereço eletrônico é http://dme.mozarteum.at.

Nos próximos anos se somarão à obra já publicada todos os escritos de Mozart, as fontes originais, como cartas e documentos e também imagens. Até 2020 o projeto também prevê a difusão dos testos acompanhados com exemplos de áudio da música de Mozart.

Parceiro da Fundação Mozarteum é o Instituto californiano Packard Humanities que financiou em grande parte o projeto de digitalização das notas compensando financeiramente também a editora Baerenreiter, especializada nas obras de Mozart e ligada ao Mozarteum que, no futuro, perderá a receita da publicação das partituras.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;