D+ Titulo
Fim do desperdício
Por Raquel de Medeiros
Do Diário do Grande ABC
19/04/2009 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


O Brasil é um dos líderes mundiais em desperdício de alimentos. A afirmação é da nutricionista e coordenadora operacional da ONG Banco de Alimentos, Isabel Marçal. E é justamente por esse motivo que a organização criou uma série de receitas simples com o objetivo de ensinar a população sobre a reutilização de partes de frutas e legumes, que geralmente são jogadas no lixo.

"O próprio consumidor é um dos grandes responsáveis pelo desperdício. Mas é simples combatê-lo, aproveitando ao máximo os alimentos e transformando-os em pratos saudáveis e criativos", afirma a nutricionista.

O primeiro passo para fugir do desperdício é planejar as compras. "É necessário evitar excessos, preferindo alimentos da época, que possuem melhor qualidade, maior durabilidade e, ainda, preços mais acessíveis."

Outra dica é conservar bem os produtos em locais limpos e em temperaturas adequadas para que não estraguem antes da hora.

No momento do preparo, é preciso atenção redobrada. "Não retire as cascas grossas ou, então, utilize-as em outras receitas. Também é importante preparar apenas a quantidade necessária para as refeições da sua família", aconselha.

Uma boa sugestão para não desperdiçar comida é usar os talos de couve, agrião, beterraba, brócoli e salsa em refogados, no feijão e na sopa. "Os talos do agrião, que contêm muitas vitaminas, podem ser refogados com tempero e ovos batidos. As folhas da cenoura, ricas em vitamina A, são indicadas para bolinhos, sopas ou saladas. O mesmo pode ser feito com as folhas da salsa."

Um aperitivo simples e gostoso para se preparar antes da refeição é fritar as cascas da batata em óleo quente e adicionar uma pitada de sal.

Aproveite essas receitas práticas, use sua criatividade e fuja do desperdício!

Suco de Casca de Jabuticaba com Água de Coco
(ONG Banco de Alimentos)
Rendimento: 5 porções
Tempo de preparo: 5 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Micro-ondas: Não
Freezer: Não
Ingredientes: 20 cascas de jabuticabas; 1 litro de água de coco; açúcar a gosto.
Modo de preparo: Bata as cascas das jabuticabas já consumidas no liquidificador junto com a água de coco. Use uma peneira para coar. Sirva em seguida.

Empadinhas de Cascas
(www.sescsp.org.br)
Rendimento: 30 porções
Tempo de preparo: 1h e 30 minutos
Grau de dificuldade: Médio
Micro-ondas: Não
Freezer: Não
Ingredientes: Massa - 1 kg de farinha de trigo; 2 xícaras (chá) de refrigerante sabor guaraná; 350 g de margarina; 1 colher (sobremesa) de sal. Recheio - 1 xícara (chá) de casca de melancia; 1 xícara (chá) de casca de cenoura; 1 tablete de caldo de galinha;1 colher (sopa) de cebola; 1 dente de alho; 1 colher (sopa) de óleo; 1 colher (sopa) de salsa; 1/2 xícara (chá) de leite; 2 colheres (sopa) de margarina; 1 ovo.
Modo de preparo: Misture a farinha de trigo com o refrigerante sabor guaraná, a margarina e o sal. Sove bem e reserve. Recheio - Numa panela aqueça o óleo, doure a cebola, o alho e acrescente as cascas de cenoura e melancia. Junte o caldo de galinha, o leite e a margarina. Deixe ferver. Por último acrescente a salsa. Arrume a massa nas forminhas de empadinha e recheie. Abra um pedaço da massa para cobrir a empadinha e modelar as laterais. Pincele com o ovo e leve para assar em forno médio (200ºC) até dourar por 30 minutos.

Mandioca com Talos Gratinados
(ONG Banco de Alimentos)
Rendimento: 10 porções
Tempo de preparo: 50 minutos
Grau de dificuldade: Médio
Micro-ondas: Não
Freezer: Não
Ingredientes: Massa - 1 kg de mandioca cozida; 2 colheres (sopa) de margarina; 1/2 litro de leite. Recheio - Talos e folhas de espinafre, beterraba, couve flor e nabo; 2 colheres (sopa) de óleo; alho, cebola picadinha e sal a gosto.
Modo de preparo: Bata a mandioca no liquidificador até formar um purê. Leve ao fogo junto com a margarina e o sal até ferver. Reserve. Faça um refogado com alho, cebola e talos. Coloque em um refratário metade do purê de mandioca, depois o refogado de folhas e por último a outra metade do purê. Leve ao
forno (180 ºC) para gratinar por 10 minutos.

Biscoitinhos de Cascas de Laranja
(ONG Banco de Alimentos)
Rendimento: 120 porções
Tempo de preparo: 40 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Micro-ondas: Não
Freezer: Não
Ingredientes: 1 colher (sopa) de cascas de laranja em pedacinhos; 2 colheres (chá) de fermento em pó; 1/2 colher (chá) de sal; 4 xícaras (chá) de farinha de trigo; 1 xícara (chá) de açúcar; 200 g de margarina; 1 ovo.
Modo de Preparo: Bata bem a margarina com o açúcar. Junte o ovo e as cascas de laranja. Bata. Acrescente os outros ingredientes. Achate a massa com um rolo de macarrão e modele os biscoitinhos com um copo. Asse em forno moderado (200ºC) até dourar levemente, por 25 minutos.

Bolo de Laranja com Casca
(ONG Banco de Alimentos)
Rendimento: uma unidade
Tempo de preparo: 60 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Micro-ondas: Não
Freezer: Não
Ingredientes: Massa - 1 laranja-pera cortada em 4 pedaços, com casca e sem sementes; 4 ovos inteiros; 1 xícara (chá) de óleo; 1 1/2 xícara (chá) de açúcar branco; 1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo; 1 xícara (chá) de farinha de
trigo; 1 colher (sopa) de fermento em pó.
Cobertura - Suco de 2 laranjas-pera; 2 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro.
Modo de preparo: Leve ao liquidificador a laranja, os ovos e o óleo e bata por cerca de 2 minutos. Derrame essa massa em outro recipiente e adicione farinha e os açúcares. Bata a mistura com a batedeira até obter uma massa homogênea. Acrescente o fermento e mexa até misturá-lo bem com a massa. Coloque a massa do bolo numa forma untada e polvilhada com farinha de trigo. Leve ao forno médio, previamente aquecido, por 25 minutos, ou até que, perfurando com um palito, este saia sequinho.
Cobertura - Num recipiente, misture bem o suco de laranja com o açúcar de confeiteiro. Assim que o bolo estiver morno, derrame o suco de laranja sobre ele, espalhando por igual. Espere cerca de 15 minutos e sirva em seguida.

Geleia de Cascas de Maçã e Pêssego
(ONG Banco de Alimentos)
Rendimento: uma porção
Tempo de preparo: 45 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Micro-ondas: Não
Freezer: Não
Ingredientes: cascas de 6 maçãs; cascas de 6 pêssegos; 1 xícara (chá) de açúcar mascavo; 1 xícara (chá) de açúcar branco; 1 colher (sobremesa) de limão; 1 colher (café) de manteiga.
Modo de preparo: Numa panela junte todos os ingredientes e ferva em fogo baixo até que a geleia desgrude do fundo da panela. Deixe esfriar por 10 minutos, leve ao liquidificador e bata meio minuto. Sirva em seguida.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;