Setecidades Titulo
Caça-níqueis funcionam 'maquiados'
Por Luciana Sereno
Do Diário do Grande ABC
25/02/2004 | 20:15
Compartilhar notícia


Caça-níqueis continuam em operação em vários endereços do Grande ABC percorridos pelo Diário nesta quarta. Apesar de boa parte estar desligada, muitas máquinas continuam em funcionamento, agora escondidas nos fundos do estabelecimento ou maquiadas por pilhas de engradados de bebidas, geralmente em bares e padarias. Pelo menos um bingo, o Planet Bingo, em São Bernardo, permanecia aberto.

Na avenida Perimetral, no Centro de Santo André, em pelo menos dois bares equipes recolhiam das máquinas à tarde as moedas de apostas feitas durante o Carnaval.

Já a maior parte dos bingos da região está fechada desde a noite de sexta, quando o governo federal baixou uma Medida Provisória (MP) que proíbe o funcionamento de bingos e máquinas caça-níquel, e que prevê multa diária de R$ 50 mil e sanções penais para os infratores.

Em São Bernardo, no entanto, a Planet Bingo, casa de jogos onde funcionam dezenas de máquinas caça-níqueis, continua de portas abertas na avenida Marechal Deodoro, no Centro. Procurada pela reportagem, a gerência do Planet Bingo não quis se pronunciar sobre a decisão de manter a casa aberta, apesar da MP.

Ação policial - As fiscalizações da Polícia Federal no Grande ABC ainda não começaram. Mas, segundo a assessoria de imprensa do órgão, ainda esta semana as primeiras operações deverão acontecer. Para fazer as batidas nos bingos e nos estabelecimentos que concentram caça-níqueis, a Polícia Federal solicitará apoio das polícias Civil e Militar na região.

“Por ora, ainda não recebemos nenhuma comunicação sobre a ação conjunta”, afirmou o delegado assistente da Delegacia Seccional de Santo André, Edison Nogueira de Souza. Nas últimas duas semanas, a seccional vinha investigando possíveis irregularidades nas casas de jogos de Santo André, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

Abrabin – Enquanto aguardam o desdobramento da medida federal, os proprietários dos bingos do Grande ABC – segundo a Associação Brasileira de Bingos (Abradin), a região concentra 32 casas – discutem a possibilidade de entrar com um mandado de segurança para a reabertura dos bingos. “O pedido deve ser encaminhado até sexta-feira”, disse José Valentim Serafim, da JVS, empresa ligada à Abrabin que administra os bingos na região.

“Ninguém vai desrespeitar a determinação federal, mas vamos pressionar para que a legalização do setor aconteça de forma rápida e para que as diferenças entre bingos e caça-níqueis sejam lembradas”, disse Serafim. Ele argumenta que não pode haver generalização entre caça-níqueis e bingos e afirmam ainda, que os bingos estão dispostos a eliminar as máquinas das casas para evitar mais problemas. “São as máquinas o fundamento da maioria das denúncias.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;