Turismo Titulo
Entre maçãs e a neve
Eliane de Souza
Do Diário do Grande ABC
17/07/2008 | 07:08
Compartilhar notícia


Basta a notícia de uma frente fria ser anunciada na TV para São Joaquim, a cidade mais fria do Brasil, ficar lotada de turistas. Fascinados com o espetáculo, eles invadem ruas e praças da cidade com seus gorros coloridos, grossos casacos de lã e uma alegria sem tamanho devido à possibilidade de ver neve em solo brasileiro.

A conhecida Cidade da Neve se cobre de branco entre junho e agosto, com flocos enfeitando montes, telhados, montanhas, planaltos, vales e taipas centenárias, proporcionando uma visão emocionante.

Também ocorrem freqüentemente em São Joaquim fortes geadas, que contribuem para o embelezamento do cenário local.

Para receber os visitantes, além do calor humano, a cidade conta com vários hotéis e pousadas aconchegantes, aquecidos pelo calor das lareiras e fogões a lenha.

Sendo um dos grandes produtores de maçã, oferece outro espetáculo aos visitantes com a florada e a colheita da fruta, símbolo da tradicional Festa Nacional da Maçã.

Mas as atrações turísticas não se resumem apenas a maçãs e flocos de gelo. A cidade oferece também vários pontos turísticos encantadores, tornando-se parada obrigatória para os amantes da natureza.

O passeio começa por uma boa caminhada pelas trilhas ecológicas do Snow Valley (Vale da Neve). O percurso exibe mata nativa com belíssimos pássaros, xaxins centenários, araucárias gigantescas e cinco belas cascatas.

Os mais radicais podem se aventurar com práticas de arvorismo, pêndulo, escalada e deslizar na maior tirolesa da Serra Catarinense, de 350 metros.

Os riachos, por sua vez, apresentam águas tão cristalinas e geladas que fazem a alegria dos amantes da pesca de truta.

FOLCLORE
Para saber um pouco mais sobre o folclore da região, vale uma visita ao Mirante dos Pinheiros, com vista panorâmica da mata nativa, das Araucárias e do monumento do saudoso contador de ‘causos' Tio Pruda. É possível se divertir com algumas histórias engraçadas gravadas na pedra.

Para quem quiser incorporar o clima serrano de verdade, o convite é passar um dia numa fazenda do circuito de turismo rural, curtir a natureza, conhecer as lidas campeiras, observar os pássaros, os animais, tomar o delicioso ‘camargo' (café preto com leite tirado direto da vaca), provar o queijo serrano, pescar trutas e cavalgar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;