Internacional Titulo
Bancos são atacados no País Basco
Das Agências
01/01/2002 | 14:25
Compartilhar notícia


Cerca de quarenta pessoas com máscaras atacaram durante a noite de Ano Novo com bombas várias agências bancárias de Gernika, no País Basco (Norte da Espanha), assim como patrulhas da polícia basca.

Os incidentes começaram às 3h (2h GMT), quando um grupo lançou bombas contra quatro bancos de Gernika, a cerca de 40 quilômetros ao noroeste de Bilbao, provocando danos materiais.

O grupo atacou, na seqüência, várias patrulhas da Ertzaintza (polícia regional basca), que foram ao local dos fatos, sem que ninguém ficasse ferido.

Os policiais confiscaram 40 foguetes incendiários, um canhão para disparar seis coquetéis, além de galões com 30 litros de gasolina.

Estes atos, que não foram reivindicados, são atribuídos geralmente a grupos independentistas bascos radicais, próximos à organização armada ETA.

Incidentes similares foram registrados na região vizinha de Navarra, onde outro grupo de radicais bascos atacou com coquetéis molotov, na localidade de Villava, nas proximidades de Pamplona (capital da província), furgões da polícia nacional espanhola, sem provocar feridos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;