Esportes Titulo
Um ponto separa azarão da glória
Renan Cacioli
Do Diário do Grande ABC
02/04/2006 | 08:54
Compartilhar notícia


O título estadual pode nem ser definido neste domingo, mas não adianta: Santos e São Paulo antecipam para esta tarde, na penúltima rodada do Campeonato Paulista, a verdadeira decisão de uma competição iniciada com configuração completamente diferente. A partir das 16h, no estádio do Morumbi, o azarão da Vila Belmiro precisa de apenas um ponto para quebrar o tabu de 22 anos sem conquistar o torneio. Do outro lado, o então favorito e atual detentor da taça, o São Paulo, joga para estragar, mesmo que momentaneamente, o sonho alvinegro.

Dificilmente algum torcedor imaginava uma final San-São – como é conhecido o clássico – antes do Paulistão 2006 começar. Vindo de um ano vitorioso, quando sagrou-se campeão estadual, continental e mundial, o Tricolor manteve praticamente o mesmo elenco e o rótulo de favorito.

Surpresa, mesmo, é a equipe que sobe a serra e entra em campo logo mais. Com o fim da Era Robinho e conseqüente reformulação do elenco, o trunfo da diretoria santista atende por nome e sobrenome: Vanderlei Luxemburgo. Demitido do poderoso Real Madrid, Luxa fez o Peixe roubar do milionário Corinthians e do até então imbatível Palmeiras – que ganhou sete partidas consecutivas no início da temporada – o posto de principal oponente do São Paulo na briga pelo título. E mais: com uma equipe montada às pressas, tornou-a a grande favorita para erguer a taça.

No melhor estilo Luxemburgo de ser, o técnico fez de tudo um pouco durante a semana, desde apimentar o clássico na troca de farpas via imprensa com jogadores do São Paulo e com Muricy, até manter um certo mistério sobre o esquema a ser utilizado domingo à tarde, quando poderá optar pelo 3-5-2 – utilizando Manzur, Ronaldo e Luiz Alberto na zaga – ou o 4-4-2, com a entrada de Magnum na vaga de um defensor. No fundo, ele sabe qual será a principal cartada alvinegra para minar o adversário: a vantagem de, mesmo com a derrota, poder fechar o campeonato com uma vitória sobre a Portuguesa, na Vila, semana que vem, e faturar mais um título para o currículo.

Calma – Longe de polêmicas, dois jogadores santistas passaram a semana empenhados em outro objetivo: tranqüilizar o jovem elenco do Peixe. O volante chileno Maldonado acha que seu time não precisa de provocações para chegar ao título. "Tudo que fizemos até agora mostra que estamos em situação melhor. Se seguirmos assim, ficaremos com a taça."

Sob as traves, o goleiro Fábio Costa deixou a tradicional postura bad boy de lado para adotar um discurso mais pacifista. "Agora, nestes últimos jogos, não podemos levar para o lado emocional, mas sim para o lado da razão." Razão que domingo à tarde poderá reverter-se em conquista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;