Cultura & Lazer Titulo
Alemanha tem exposição sobre arte funerária
Por Da AFP
05/11/2004 | 13:08
Compartilhar notícia


Uma mostra sobre arte funerária e caixões usados nos últimos 400 anos no mundo será inaugurada neste domingo no Museu de Cultura Funerária de Kassel (centro), único na Alemanha.

A exposição, intitulada "O descanso dos mortos - caixões" se estenderá até o próximo 16 de janeiro de 2005 e inclui dezenas de caixões fúnebres fabricados nos materiais mais variados.

A gama de peças expostas abarca de simples caixas de papelão até os mais luxuosos sarcófagos desenhados por artistas famosos, como o suíço Luigi Colani.

Entre as raridades está um colorido caixão de Gana em forma de peixe e outro que imita um modelo Mercedes Benz.

Não faltam ainda o caixão funcional desenvolvido na época da antiga República Democrática Alemã (leste), confeccionado com tábuas de madeira compensada.

Após o fim do conflito Oriente-Ocidente e do avanço do fenômeno da globalização, a indústria de caixões na Alemanha se viu estremecida nos últimos anos por importações de caixões mais baratos do leste europeu.

A mostra é completada por uma exposição de quadros e gravuras que ilustram a evolução dos rituais fúnebres no mundo através dos séculos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;