Internacional Titulo
Parlamento macedônio pede calma durante combates
Por Das Agências
18/03/2001 | 15:58
Compartilhar notícia


As forças da polícia macedônia combateram os rebeldes albaneses durante toda a madrugada deste domingo nas colinas que dominam a cidade de Tetovo, enquanto que o parlamento, depois de dois dias de sessões de emergência, pediu a seus cidadãos que conservem a calma.

"As instituições da Macedônia vão tomar as medidas adequadas para preservar a paz e a estabilidade no país", assinala uma declaração aprovada por uma ampla maioria de parlamentares macedônios na madrugada deste domingo.

O parlamento pediu aos cidadãos que não saiam de casa e não cedam à desinformação e às pressões dos grupos armados.

Enquanto os deputados se encontravam reunidos em Skopje, cerca de 3 mil habitantes de Tetovo manifestavam-se diante da sede do parlamento para exigir uma solução para a crise o mais rápido possível.

Pouco depois das nove da noite de sábado, o presidente da Macedônia, Boris Trajkovski, saiu da sede do parlamento para falar à multidão. Ele foi vaiado em várias oportunidades pelos manifestantes que gritavam "queremos armas! "Já esperamos demais!".

"Estamos enfrentados grandes conflitos que só podem ser resolvidos mediante a razão e a firmeza. Vocês devem demonstrar que são razoáveis. Tetovo é uma cidade macedônia e continuará sendo, vocês devem voltar e viver junto com os albaneses", declarou o chefe de Estado.

Centenas de habitantes de Tetovo abandonaram suas casas desde o início dos conflitos, na quarta-feira passada, entre as forças governamentais e os combatentes do Exército da Libertação dos Albaneses da Macedônia (UCK).

Cerca de 800 pessoas se encontram refugiadas na Albânia, segundo uma fonte oficial. As forças macedônias continuaram durante a noite deste sábado, bombardeando posições da guerrilha albanesa, refugiada nas colinas que dominam Tetovo.

Neste domingo pela manhã, os guerrilheiros do UCK desceram as colinas e se encontravam no antigo bairro periférico de Koltuk, a oeste de Tetovo, onde se estão posicionadas as tropas macedônias.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;