Nacional Titulo
PF apreende cinco toneladas de maconha em São Bernardo
Por Do Diário do Grande ABC
02/04/2006 | 08:34
Compartilhar notícia


A Polícia Federal apreendeu, entre a noite desta sexta-feira e a madrugada deste sábado, cinco toneladas de maconha em São Bernardo, a maior apreensão da história do município. A droga foi encontrada em uma carreta carregada de soja, na Rodovia dos Imigrantes.

De acordo com o delegado da PF, Sérgio Trivelin, a carreta carregada de maconha estava estacionada num posto de combustível na Imigrantes. Seis homens descarregavam a droga para um caminhão-baú no momento do flagrante. O outro integrante da quadrilha estava na Moóca e foi detido na madrugada de sábado.

"A droga provavelmente seria distribuída para traficantes locais em São Paulo", disse Trivelin. De acordo com a PF, o paraguaio fez os acertos em Foz do Iguaçu e veio de avião para a capital acompanhar a distribuição da droga.

Entre os detidos está o paraguaio Gilberto Diz Canete, que seria um dos financiadores da operação. Ele foi preso com outras duas pessoas num apartamento na Vila Maria, em São Paulo. A polícia já vinha investigando a quadrilha havia dois meses.

Além do paraguaio, foram presos Daniel Alves Clemente, Alexandre Berlanda Viana, Edileuso Fagner, Leandro Araújo de Souza, Pedro Carlos Sales, Marco Antônio dos Santos, Mario Augusto dos Santos, Hugo Sama Villa e um homem não identificado.

A última grande apreensão de drogas na região foi feita em março de 2005, na Estrada Galvão Bueno, próximo ao km 26 da Rodovia dos Imigrantes, no Jardim da Represa, São Bernardo. Foram encontradas duas toneladas de maconha e sete pessoas foram presas. À época, o flagrante foi classificado por delegados como o maior da história da cidade.

A quantidade de maconha apreendida sábado é metade de toda a droga encontrada pela polícia de janeiro a setembro do ano passado na Região Metropolitana, formada por 38 municípios. De acordo com o Denarc (Departamento de Investigações sobre Narcóticos), foram recolhidas dez toneladas de drogas em 521 apreensões na Grande São Paulo, excluindo a capital. Os dados das ocorrências no Grande ABC não foram divulgados. (Com Agências)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;