Esportes Titulo
Brasil e Marrocos começam a briga na Davis
Por Marcos Schiripa
Do Diário do Grande ABC
09/02/2001 | 00:42
Compartilhar notícia


O Brasil estréia nesta sexta-feira de manhã na Copa Davis 2001 tentando repetir a ótima campanha do ano passado, quando só perdeu nas semifinais, para a Austrália. O primeiro desafio dos brasileiros no mais tradicional torneio entre seleções do tênis mundial será o Marrocos, país que jamais passou da segunda rodada.

Gustavo Kuerten, número 2 do mundo, abre a disputa enfrentando Karim Alami (65 do ranking), a partir das 10h, na quadra de saibro montada no Clube Marapendi, na Barra da Tijuca, no Rio, com transmissão pela Sportv. Na seqüência, Fernando Meligeni (103) joga contra Hicham Arazi (44 da ATP).

Sábado acontece o jogo de duplas. O Brasil colocará em quadra Guga e Oncins enquanto o Marrocos terá Alami e Arazi. Essas formações, no entanto, ainda podem ser alteradas. No domingo, os jogos de simples se invertem. Guga enfrenta Arazi na primeira partida – também a partir das 10h – e Meligeni joga contra Alami. A seleção que garantir três vitórias se classifica às quartas-de-final para enfrentar o vencedor do duelo entre Austrália e Equador.

O sorteio, que definiu os confrontos, foi realizado na manhã desta quinta-feira, no Rio. O capitão da equipe de Marrocos, Amine Kadire, surpreendeu ao colocar Karim Alami para jogar simples no lugar de Younes El Aynaoui, 52º colocado e segundo melhor tenista do país.

Guga disse que espera ter dificuldades contra Alami e que sabe da importância do duelo. “Para mim o jogo mais difícil será o meu, que é o primeiro. Acho que este jogo poderá abrir um caminho legal para o fim de semana, espero atuar bem e deixar o Fininho (Meligeni) em uma posição mais tranqüila para jogar depois”.

No retrospecto, Guga aparece em vantagem de 1 a 0 diante de Alami, com vitória no ano passado, no Masters de Hamburgo, por 2 sets a 1. Meligeni encarou com bom humor o fato de disputar o segundo jogo do confronto entre Brasil e Marrocos. “A diferença é que eu vou poder dormir um pouco mais, o Guga é que vai ter de acordar cedo “, disse Fininho.

Além de dormir mais, Meligeni tem mais motivos para ficar aliviado. Ele não terá a responsabilidade de dar o primeiro ponto ao Brasil, como aconteceu nas duas primeiras rodadas da edição passada da Davis. No confronto direto, Meligeni e Arazi empatam com uma vitória cada um. O brasileiro venceu a última, no torneio do Estoril, em 1999, e perdeu em 97 em Amsterdã.

O capitão da equipe brasileira na Davis, Ricardo Acioly, disse nesta quinta não estar surpreso com a estratégia marroquina. Segundo ele, já era previsto que Alami seria o adversário de Guga e que Meligeni iniciaria a disputa contra Arazi. “Era o que a gente esperava, já que eles têm três excelentes jogadores. Acho que a escalação do Alami não causa surpresa”.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;