Economia Titulo
CUT organiza manifestações contra a Alca
Do Diário OnLine
18/11/2003 | 17:36
Compartilhar notícia


A Central Única de Trabalhadores (CUT) está organizando uma série de manifestações, para esta sexta-feira, contra a formação da Área de Livre Comércio das Américas (Alca). A mobilização, que acontecerá em diversos Estados, foi intitulada de ‘Dia Nacional de Luta’, e apresenta como lema a frase: ‘Por um plebiscito oficial sobre a Alca e contra o acordo com o FMI.’

De acordo com a central sindical, cada Estado contará com uma programação própria. Os protestos já foram confirmados em Brasília, onde deve ocorrer uma marcha dos sem-terra em frente à embaixada dos Estados Unidos; em São Paulo, onde espera-se uma manifestação em frente ao Banco Central; e no Rio de Janeiro, onde haverá um apitaço em frente ao consulado americano. Além disso, em Porto Alegre haverá uma marcha pelas ruas centrais da cidade e no Paraná haverá um debate sobre a militarização e a Alca.

A Coordenação da Campanha Continental contra a Alca realizou uma reunião, nesta segunda-feira, em Miami, para definir os últimos preparativos dos diferentes protestos que ocorrerão em todo o continente, com o objetivo de pressionar os governos dos diferentes países americanos a se retirarem das negociações.

Está acontecendo, também em Miami, uma série de acordos com o intuito de formar a Alca. O Brasil e os Estados Unidos são os co-presidentes das negociações sobre o bloco econômico, cuja implementação está prevista para o início de 2005.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;