Cíntia Bortotto Titulo
Afinal, o que é talento?

Com o mercado de trabalho aquecido, é muito importante para as empresas manterem talentos em seus quadros

Por Cíntia Bortotto
26/03/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Numa época em que o mercado de trabalho está aquecido, é muito vantajoso para as empresas conseguirem manter em seus quadros talentos. Muito se tem falado disso no âmbito da gestão de pessoas. Mas afinal, o que é um talento?

Talento é tudo aquilo que se faz bem e sem esforço. Em geral, a pessoa caracterizada como um ‘talento' mostra habilidade ou capacidade natural para realizar determinada atividade ou tarefa. Talentos são desejáveis por todas as empresas, porque desempenham muito bem, agregam valor ao negócio e ainda podem crescer trazendo consigo a história e a cultura da organização. Eles são os futuros líderes.

Mas como reter seus talentos? A seguir, seguem algumas dicas para ajudar os gestores a manterem seus talentos.

1. A alta gestão da empresa deve investir na comunicação e deixar muito clara a visão de para onde o negócio está indo e porquê.

2. Outro ponto é oferecer boas condições de trabalho: ambiente limpo, organizado e cuidado para com o funcionário.

3. Fornecer feedback constante é muito importante.

4. Promover um bom ambiente de trabalho, estimulando a cooperação e as amizades também é fundamental.

5. É preciso estruturar e oferecer programas de desenvolvimento para os gestores e potenciais gestores, com encontros mensais ou bimestrais para elucidar os principais conteúdos de gestão.

6. A empresa precisa fazer com que a remuneração seja pelo menos compatível com o mercado, nunca abaixo.

7. Fomentar a possibilidade de flexibilidade de horário é outro ponto que ajuda na retenção dos talentos.

8. Também é importante estruturar políticas de RH e uma estrutura de cargos e salários que permita que o colaborador perceba a possibilidade de crescimento.

9. Trabalhar o ambiente organizacional e a figura do líder para que seja um gestor de pessoas e consiga inspirar e tirar o que há de melhor de dentro de cada colaborador também é um ponto a se trabalhar.

10. Institua um programa de mentoring, o processo que determina um mentor para cada talento. O mentor pode ajudar o talento a entender melhor as relações organizacionais, interdepartamentais, além de oferecer feedback e favorecer a exposição para seu mentorado.

11. Promova a qualidade de vida. Este é um ponto reverenciado pelos jovens talentos, que querem ser bem sucedidos, mas não abrem mão de outros aspectos da vida.

12. Mostre que a empresa é séria e estável, por mais que se adeque às mudanças do mundo. Empresas com uma cultura ‘do medo' tendem a afugentar os talentos.

Siga sempre confiante e boa sorte!




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;