Economia Titulo
Isenção do IPI anima polo moveleiro
Por Alexandre Melo
Do Diário do Grande ABC
26/11/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


A isenção do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para móveis anunciada ontem pelo Ministério da Fazenda impulsionará o polo moveleiro do Grande ABC, composto por mais de 300 empresas, inclusive a Casas Bahia, proprietária da Indústria de Móveis Bartira. Segundo a rede de móveis e eletroeletrônicos, serão criados novos turnos para acelerar a produção de peças.

A expectativa da rede administrada por Michael Klein é que tenha matéria-prima suficiente na indústria para atender à demanda nesta categoria, já que diversos produtos ficarão mais baratos. As unidades fabris instaladas em Santo André e São Caetano empregam mais de 2.000 pessoas, que produzem 500 mil peças por mês.

Caso o benefício da isenção perdure - término está previsto para 31 de março de 2010 - a Casas Bahia revela que adiantará em um semestre o plano de investimento em Salvador com a construção da terceira fábrica da Bartira, após a conclusão das obras do centro de distribuição, orçado em R$ 40 milhões.

COMPONENTE - Em entrevista ao Diário, Hermes Soncini, presidente do SimABC (Sindicato da Indústria de Móveis de São Bernardo do Campo e Região), avalia que a suspensão da alíquota 10% para os painéis de partículas (aglomerados de madeira e MDF) implicará em redução média de 3% no preço para o consumidor final.

"Em nossa região, quase 90% das empresas estão enquadradas no regime de tributação Simples, ou seja, não têm o valor do IPI no preço de seus produtos, exceto do painel de madeira", explica Soncini. Ele pontua que a região, assim como o setor amargou queda nas vendas neste ano e a redução da taxa de juros seria outro componente importante.

Estão livres do imposto móveis de metal, madeira, plástico, bambu, vime; assentos e suas partes; e painéis de partículas. O ministério calcula que a desoneração atinja R$ 217 milhões.

RECUPERAÇÃO - De acordo com o diretor comercial da Lojas Marabraz, Nasser Fares, os resultados da desoneração serão avaliados apenas após a primeira quinzena de dezembro. "A partir do início do mês veremos qual será a reação do cliente, se ele irá às compras assim como fez quando houve a redução do IPI para os carros, material para construção e linha branca", diz Fares.
Se o resultado for positivo, a rede deverá recontratar parte dos 150 funcionários demitidos no primeiro semestre. O diretor acrescenta que "a indústria poderá enfrentar dificuldade na produção, pois já estavam programadas para atender a uma certa demanda".

ESTRATÉGIA - As redes especializadas em móveis, como a Marabraz e Tok&Stok, usarão a publicidade como principal arma para atrair o consumidor. Paul Dubrule, diretor de novos negócios da Tok&Stok, lembra que a isenção do IPI era algo pedido há muito tempo pelas redes do setor ao governo. "No nosso caso, o imposto menor não afeta 100% dos produtos, pois temos mais de dez mil itens".
Ele afirma ainda que a rede poderá incrementar as vendas, que estão com 5% de crescimento acumulado no ano, enquanto em 2008 este percentual era no mínimo 20%.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;