Turismo Titulo
Complexo de esqui une crianças, jovens e adultos
Da AJB
25/02/2004 | 21:35
Compartilhar notícia


   Sair dos trópicos para enfrentar temperaturas negativas, afundar os pés na neve, usar roupas especiais e, de quebra, se aventurar em esportes para lá de radicais com os quais não se tem intimidade. O programa pode parecer pouco atraente para muitos brasileiros, afeitos ao calor ou a roteiros convencionais, mas estações de esqui norte-americanas mostram-se bem interessantes para toda a família além de uma opção fora do tradicional pacote que inclui os parques da Disney ou a abrasileirada Miami, por exemplo. Diferentemente do que se imagina, a emoção de conhecer a neve e contemplar paisagens dignas de cartões-postais não sai tão caro.

Em Salt Lake City, especificamente em Utah, 11 centros de esqui a menos de uma hora (de carro) do aeroporto internacional formam o complexo de Park City. Pistas de primeira e programação diversificada abastecem momentos inesquecíveis para turistas de distintos perfis: desde os experientes em farra gelada até aqueles que nunca viram um boneco de neve fora dos filmes.

Em todas as estações, pistas quase planas e instrutores pacientes e didáticos ajudam o iniciante a perder o medo e a dar os primeiros passos rumo às manobras nas montanhas. Para quem já está acostumado com as escorregadias pistas, há vários níveis de dificuldade a serem superados.

Os três principais resorts de Park City são Deer Valley, Park City Mountain e The Canyons, que apresentam, em média, 9 m de neve das melhores do planeta, segundo os entendidos, além de 322 pistas e trilhas e 46 teleféricos. Os resorts The Canyons e Park City Mountain oferecem esqui e snowboard. Já Deer Valley é dedicado exclusivamente ao esqui. Por essas e outras, especialistas dos esportes gelados declamam paixão e fidelidade a Park City, um dos grandes centros de esqui do globo.

Para os que não sabem nem a utilidade dos bastões (equipamento de esqui usado para impulsionar a descida), a melhor opção é começar pelo resort The Canyons. Lá, o iniciante terá a ajuda de uma pista longa e plana, que vai encorajá-lo a praticar os primeiros movimentos rumo às acrobacias e manobras radicais.

Passado os primeiros sustos, a dica é deslizar rumo a Deer Valley, estação com uma pista mais complicada, porém menor. Em Deer Valley é possível treinar a descida em pequenos declives, os movimentos para frear e, com disposição, até se arriscar em curvas mais audaciosas. Instrutores estão sempre por perto, e há funcionários que falam espanhol e português.

No terceiro dia já se está, guardadas as proporções, adaptado aos equipamentos, às pistas escorregadias e aos esquis que às vezes fazem a gente se sentir como um pato caminhando, e assim vislumbra-se vôos mais radicais. Para isso, Park City Mountain é o indicado.

Neste resort, as pistas oferecem opções de esqui, incluindo grandes áreas para iniciantes e uma ótima escola do esporte. O turista tem o gostinho de esquiar ao lado dos mais experientes e pode passear de teleférico para descer de pistas mais altas.

Dizem os especialistas que as manobras no Jupiter Bowl (área fora das pistas demarcadas) de Park City são a sensação da temporada. No caso de snowboard, as opções também mostram-se variadas para calouros e veteranos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;