Internacional Titulo
Médico amputa pernas de doentes mentais a pedido deles
Do Diário do Grande ABC
01/02/2000 | 08:49
Compartilhar notícia


Um cirurgiao britânico reconheceu que havia amputado pernas sas de dois pacientes, um inglês e um alemao, gravemente perturbados psicologicamente e que lhe pediram para fazer a operaçao.

Robert Smith, cirurgiao de um hospital de Falkirk (Escócia), confirmou que os dois homens sofriam de uma enfermidade psicológica que afeta profundamente a percepçao do próprio corpo. Ambos estavam patologicamente convencidos de que sua perna estava ``enferma' e já tinham inclusive ``planejado ferir-se e fazer a amputaçao eles mesmos'.

O médico concordou em operá-los respectivamente em setembro de 1997 e abril de 1999. ``Depois da amputaçao, os dois pacientes se mostraram muito agradecidos e recuperaram rapidamente a saúde', afirmou o cirurgiao em uma entrevista à imprensa nesta segunda-feira. Dr. Smith, 52 anos, afirmou que está convencido de que fez o que era ``apropriado' com seus pacientes.

Entretanto, a direçao do hospital nao concorda com a explicaçao e reprova o cirurgiao principalmente por nao tê-la comunicado antes de tomar uma decisao.

Além disso, o dr. Ian Medley, porta-voz da associaçao britânica de psiquiatras, ressaltou que há um sério risco de que, depois da amputaçao, tais enfermos transfiram sua fixaçao para outro de seus membros.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;