Setecidades Titulo
Diadema vai pagar exumação a família carente
Michele Loureiro
Sucursal Diadema
14/08/2007 | 07:21
Compartilhar notícia


A partir da semana que vem os moradores de Diadema que tiverem renda familiar inferior a três salários mínimos terão as despesas da exumação pagas pela administração municipal.

Há 13 anos, o município arca com as despesas funerárias dos cidadãos de baixa renda, mas a novidade do projeto de lei número 026/07, aprovado na última quinta-feira e que entra em vigor a partir do dia 20, é que agora as despesas incluem o procedimento de retirada dos restos mortais depois de três anos.

“A lei já previa as despesas do sepultamento e velório, mas agora foi acrescida da exumação, já que muitas famílias não tinham dinheiro para realizar o procedimento, que custa R$ 190, e acabavam deixando seus entes abandonados no cemitério”, diz o vereador de Diadema, Manuel Eduardo Marinho, o Maninho.

O Cemitério Municipal de Diadema realiza cerca de 100 funerais por mês, destes, cerca de 25 são gratuitos. O administrador do cemitério, Armelindo Lopes Santana, explica o procedimento.

“O cidadão precisa assinar um atestado de incapacidade econômica, alegando a falta de dinheiro para realização do funeral. Nenhum documento é exigido, mas algumas assistentes sociais fazem visitas aleatórias para comprovar a veracidade dos fatos”, diz.

Os beneficiados pela lei têm direito ao transporte do cadáver, até 12 horas de velório em uma das seis salas do cemitério e acesso à capela. Acessórios como coroa de flores e velas ficam por conta da família.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;