Esportes Titulo
Basquete feminino do Brasil já pensa no ouro
Do Diário do Grande ABC
24/09/2003 | 00:27
Compartilhar notícia


A seleção brasileira feminina de basquete desembarcou nesta terça-feira pela manhã no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. Na bagagem, além do título conquistado no torneio Pré-Olímpico do México e a vaga garantida para os Jogos Olímpicos de Atenas, a equipe trouxe também a certeza de que a temporada de 2003 é uma das melhores nos últimos tempos. "A vaga e o título coroaram mais uma vez nosso trabalho árduo. Este ano conquistamos o Sul-Americano, fomos medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos e segundo lugar no Mundial Sub-21. Agora vamos iniciar a preparação para Atenas 2004, onde buscaremos mais uma medalha olímpica", afirmou o técnico Antonio Carlos Barbosa.

Com um time mesclado com jogadoras experientes e jovens promessas, o Brasil conquistou a única vaga olímpica das Américas no México apostando na união do grupo. "Pressão sempre existe. Ainda mais quando o assunto é Olimpíada e quando a equipe é jovem, como o nossa. As jogadoras mais veteranas devem sempre tranqüilizar as mais novas, desde os treinos até os jogos decisivos. Devemos falar uma só língua em quadra, não importa a idade ou a vivência de cada uma. Isso é essencial num grupo que almeja o pódio olímpico", disse a armadora Helen.

Experiência - A Ala Janeth Arcain, 34 anos, novamente foi uma das peças fundamentais para a conquista da vaga olímpica. Sua vasta experiência em quadra e a motivação das jogadoras mais jovens foram a tônica necessária para as vitórias contra Chile, México, Canadá e Cuba. Janeth, que não fez parte da equipe que levou o bronze nos Jogos Pan-Americanos porque jogou na WNBA pelo Houston Comets, já adiantou que, no próximo ano, sua prioridade será Atenas. "Ano que vem está decidido que não vou participar da WNBA. Quero me concentrar bastante nos preparativos para esta Olimpíada. Acho que temos excelentes chances de medalha com este grupo", disse.

Segundo Janeth, a vontade de continuar nas quadras cresce a cada título conquistado. A ala declarou recentemente que Atenas poderia ser sua última Olimpíada, mas já pensa melhor. "A motivação aumenta com os títulos. Tenho 34 anos, vou para a quarta Olimpíada ano que vem. Quem sabe não consigo jogar até 2008. Tudo vai depender de como estiver fisicamente", afirmou.

Recepção - Cerca de 20 alunos do Centro de Formação Esportiva (CFE) Janeth Arcain, a escolinha de basquete que a jogadora mantém em Santo André, também estavam à espera da seleção, no saguão do aeroporto de Guarulhos. Fizeram muita festa com a chegada das atletas e comemoraram junto com a professora.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;