Política Titulo Aspirantes
Câmara Jovem privilegia a atuação feminina

Alunas comandam ações do Parlamento Juvenil de S.Bernardo

Por Rogério Santos
do Diário do Grande ABC
29/05/2012 | 00:18
Compartilhar notícia


A primeira sessão do projeto Câmara Jovem 2012, realizada ontem pelo Legislativo de São Bernardo, evidenciou a atuação feminina na política.

Dos 21 estudantes de Ensino Fundamental de escolas públicas e particulares do município que participaram da atividade, dez eram meninas. Todos os 24 projetos apresentados pelos alunos foram aprovados.

Essa é a quarta edição da iniciativa, que tem por objetivo dar noções de cidadania e política aos estudantes, que passam um dia atuando como parlamentar.

Os alunos representaram partidos temáticos, como PS (Partido da Saúde), PSP (Partido da Segurança Pública) e PEC (Partido da Educação e Cultura).

A sessão começou pontualmente às 8h, com a posse dos vereadores mirins e de três suplentes. Em seguida, foi escolhida a mesa diretora, com os quatro postos ocupados por meninas.

As estudantes Aimee Keysili Maciel dos Santos (presidente), Ana Luiza dos Santos de Almeida (vice-presidente), Larissa Bianco de Menezes (1° secretária) e Dandara de Souza Santos (2º secretária) comandaram os trabalhos legislativos.

Após uma breve explanação do presidente da Câmara, Hiroyuki Minami (PSDB), idealizador do projeto Câmara Jovem, teve início a discussão e votação dos projetos, que abordavam temas como Educação, Saúde e Mobilidade Urbana.

Eleita para comandar os trabalhos da sessão, Aimee Keysilli, 10 anos, aluna da escola Professor Maurício Antunes Ferraz, apresentou projeto que sugere a implantação de ruas de lazer em São Bernardo.

"Foi uma boa experiência estar aqui e saber que os projetos que apresentamos podem ajudar a nossa cidade", disse a jovem.

Após um início tímido, os alunos/parlamentares apresentaram certa desenvoltura, sugeriram modificações e apontaram falhas nas proposituras em pauta.

O estudante Luciano da Silva Abreu, da 8º série da escola Maria Auxiliadora Marques, tem o hábito de acompanhar os trabalhos da Câmara. E se mostrou à vontade no plenário do Teatro Cacilda Becker. "É a segunda vez que participo. É legal por que tenho vontade de seguir essa carreira", disse o aspirante a vereador.

Acompanhamento - O chefe do Legislativo acompanhou de perto o andamento dos trabalhos e ficou satisfeito com o desempenho dos estudantes. "Temos sentido a evolução na atuação dos alunos e uma maior participação da comunidade escolar. Os jovens não aprendem apenas sobre política, mas também cidadania", disse Minami.

Segundo ele, os estudantes têm apresentado bons projetos, os quais, após algumas correções, podem ser encaminhados como indicação para o Executivo. Em Diadema, por exemplo, a lei de fechamento de bares e desarmamento, que resultaram em queda nos índices de violência, foram sugeridas no Parlamento Jovem.

Na quinta-feira será a vez dos alunos do Ensino Médio debaterem suas propostas para o município.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;