Internacional Titulo
Assembléia da ONU começa sob forte dispositivo de segurança
Por Das Agências
10/11/2001 | 18:12
Compartilhar notícia


Quase dois meses depois dos atentados nos EUA, a Assembléia Geral da ONU foi inaugurada neste sábado em Nova York, com a sede da organização transformada em um campo minado, a poucos quilômetros do lugar da tragédia do World Trade Center.

A série de postos de segurança espalhados nas proximidades do local se tornou um obstáculo para os representantes dos 189 países membros, os milhares de funcionários internacionais e centenas de jornalistas que tentavam entrar no prédio das Nações Unidas, em Manhattan.

As ruas que conduzem às sedes estão bloqueadas por caminhões carregados de cascalhos e areia e carros de polícia.

Segundo responsáveis da organização, jamais tais medidas de segurança foram empregadas, desde a criação da ONU, em 1945.

A Assembléia da entidade, que normalmente é realizada em setembro, foi adiada por causa dos atentados de 11 de setembro em Nova York e Washington.

A reunião começou às 9h (12h de Brasília), com o discurso de abertura do secretário-geral da ONU, Kofi Annan, que pediu aos líderes do mundo para vencer o terrorismo, sem no entanto esquecer a luta contra a pobreza e a Aids. O presidente brasileiro, Fernando Henrique Cardoso, foi o primeiro chefe de Estado a discursar.

Depois, o presidente americano, George W. Bush, pediu para que todos lutassem sem cessar contra o terrorismo. Seu discurso, de 25 minutos, foi aplaudido durante quinze segundos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;