Setecidades Titulo Santo André
Ave é ferida por anzol em pesca no Parque Central
Por Eliane de Souza
Do Diário do Grande ABC
28/05/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Frequentadores do Parque Central, em Santo André, foram surpreendidos ao curtir a tarde ensolarada de ontem. Um biguá, pássaro mergulhão, foi fisgado acidentalmente no lago durante uma pesca. Com a ajuda da população e da GCM (Guarda Civil Municipal), o animal foi resgatado, teve o anzol retirado do bico e foi solto novamente.

Segundo testemunhas, esse tipo de acidente é comum no parque. Aves que se alimentam de peixes migram para o Parque Central e, com a pesca liberada, vários destes animais já foram mutilados por linhas e anzóis. Frequentadores do local reclamam da falta de atitude por parte dos órgãos competentes. "Tentamos chamar a Polícia Militar Ambiental, a Defesa Civil e até os bombeiros, mas ninguém se dispôs a ajudar a salvar o biguá", conta um frequentador, que não quis se identificar.

Mesmo tendo ajudado no resgate, a GCM não conta com equipamentos para resgate de espécies feridas. Segundo os guardas, a corporação conta com um barco no Parque Celso Daniel, mas ele só é utilizado para obras do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), no Rio Tamanduateí.

Em julho de 2011, o Diário informou que o decreto que proibia a pesca no Parque Central havia sido revogada pelo prefeito Aidan Ravin (PTB). Sem legislação específica, a orientação dada à corporação para que seja utilizado o "bom-senso".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;