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Para ninguém pôr defeito
Por Wagner Oliveira
Enviado a Florianópolis
05/01/2011 | 07:00
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A Honda inicia o ano comercializando a linha 2011 da Biz 125, que chega com visual renovado e - o melhor - motor flex, que, como nos automóveis, pode ser abastecido com etanol ou gasolina ou os dois combustíveis em qualquer proporção.

No início de dezembro, a montadora de motocicletas mais popular do País, com cerca de 78% do market share, levou para Florianópolis um grupo de jornalistas especializados para testar a nova Biz, que foi desenvolvida aqui especificamente para atender o consumidor brasileiro. A estratégia deu tão certo que a Biz passou a ser o primeiro veículo de muitos consumidores da classe C, tornando-se assim um dos modelos mais vendidos da marca japonesa.

A Honda afirma que renovou quase todo o visual da Biz, que está na terceira geração e conta com novos faróis, indicadores de direção, lanternas, retrovisores e tanque de combustível, que passou de 4 para 5,5 litros - mas sem afetar o espaço embaixo do banco, que, com contornos mais anatômicos, ainda acomoda um capacete reserva para adulto.

Além disso, na versão mais sofisticada, a Biz ganhou conjunto ótico com acendimento automático e o escapamento traz protetor de inox polido.

Todas essas melhorias puderam ser avaliadas numa pista particular em um resort da capital catarinense. Quem ainda torce o nariz para a pequena motocicleta surpreende-se com a ciclística e o motor devidamente calibrado para as proporções do veículo. A Biz mais que cumpre o seu papel.

Por algum momento, tem-se a impressão de estar pilotando uma moto de porte mais avantajado. A distância entre os joelhos e carenagem ficou melhor resolvida - até pessoas de maior estatura conseguem pilotar com comodidade.

Com isso, a Honda deve manter cativo seu público, já que espera crescimento de 15% nas vendas e atingir volume de 20 mil unidades mensais com a reestilização.

A Biz será vendida em três versões - sem alteração de preços em relação ao modelo 2010. A KS, que deve concentrar 25% das vendas, será ofertada por R$ 5.297. A Honda aposta mais no modelo intermediário, a ES, que custará R$ 5.854 e ficará com 65% do mix. Mais incrementada, a versão EX, cotada a R$ 6.604, deverá ficar com os 10% restantes.

Com 124,9 cm³ de cilindrada, o motor com injeção eletrônica está mais atualizado, inclusive, para atender às normas ambientais. A inclusão de balancis roletados no cabeçote leva o modelo a render 9,1 cv a 7.500 rpm.

A Biz 2011 chega em cor-de-rosa metálico (apelo ao público feminino), verde metálico, vermelho e preto. A garantida é de um ano, sem limite de quilometragem.

Mais esportiva, Shadow abandona visual clássico

Além da nova Biz, a Honda apresentou em Florianópolis outros dois modelos: a nova Shadow 750 e a CG Titan 150 2011. Sem quase nenhuma novidade, a Titan nem foi disponibilizada para teste da imprensa. As atenções ficaram concentradas na Shadow, modelo custom que, ao completar seis anos no mercado brasileiro, abandona o visual clássico para apostar na esportividade.

Com aspecto mais moderno e arrojado inspirado nos modelos chopper, a Honda tenta atrair parcela mais jovem dos consumidores.

A Shadow também passa a oferecer freios ABS-CBS, sistema que evita travamento e distribui força de frenagem entre as rodas dianteira e traseira.

A pilotagem ficou mais confortável na Shadow 2011, que só chegará às concessionárias em fevereiro. Nas avenidas que contornam Florianópolis, o modelo apresentou ciclística dócil, principalmente em razão da maior distância entre eixos - de 1.639 mm passou para 1.655 mm.

Posicionado mais alto, o guidão foi redesenhado. Ao contrário, o assento em formato menor está a 650 mm de altura do solo. O pneu dianteiro, com roda aro 21, amplia a agilidade e estabilidade, tanto em retas como nas curvas.

O farol mais compacto, com lente transparente e lâmpada halógena, ajuda no visual renovado. Na traseira, a lanterna embutida no novo para-lama e os piscas oferecem ampla capacidade de iluminação.

O motor não mudou. Continua com 745 cm³, quatro tempos, dois cilindros em V, que rende potência máxima de 45,5 cv a 5.500 rpm e torque de 6,5 mkgf a 3.500 rpm.

A Shadow passa a ser oferecida a R$ 28.889. A versão com freios antiderrapantes custará R$ 31.880.




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