Economia Titulo
Curso de economia doméstica ajuda a equilibrar as contas
Por Do Diário do Grande ABC
01/07/2000 | 11:15
Compartilhar notícia


Donas-de-casa mineiras estao enfrentando o permanente e penoso duelo entre a receita e a despesa da família de uma forma mais racional, amparadas em métodos baseados em reflexoes acadêmicas.

O apoio está sendo dado pelo curso de Administraçao de Finanças Familiares oferecido desde a semana passada, pela quinta vez este ano, pelo professor José Bonilla Casttilho, do Departamento de Ciências Administrativas da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais (FMG). ``É um curso de auto-ajuda', diz Bonilla, para quem colocar em dia o orçamento familiar nao é tarefas das mais fáceis.

O combate ao consumismo é a preocupaçao filosófica do curso, mas o que Bonilla ensina aos alunos sao mecanismos práticos, com tabelas, diagnósticos e planos de execuçao, para que eles mantenham em bom estado a saúde financeira da família. Ele lembra que a recente estabilidade da moeda no país é que permite que o assunto seja tratado com critério, já que antes disso era impossível para qualquer família planejar. A pergunta básica dirigida aos freqentadores do curso é: ``Quem dirige o seu orçamento? Você ou o sistema econômico organizado?'.

Consumo - Na maioria das vezes, acredita Bonilla, as pessoas sao induzidas a ter o que nao precisam realmente e, pior, a gastar o que nao têm em funçao da cultura consumista, impregnada da publicidade que sabe muito bem explorar o emocional, passando longe do racional.

Para o professor, a submissao ao consumismo faz com que as pessoas nunca satisfaçam suas necessidades. ``O drama está na receita', diz ele, lembrando que, ao final do curso, os alunos conseguem responder com segurança à pergunta: ``Eu ganho mal ou gasto mal?'.

Uma pesquisa em curso nos principais estados brasileiros, encomendada por um banco multinacional, conta o professor Bonilla, demonstra que cerca de 70% dos brasileiros têm problemas declarados com a administraçao do orçamento familiar. O desajuste está espalhado entre famílias de diferentes padroes orçamentários.

Os reflexos se dao nao somente na vida pessoal de cada membro da família, mas também nas empresas, destaca o professor, que diz que outros dados levam a crer que pelo menos 20% do tempo de trabalho das pessoas sao gastos com estas preocupaçoes ou na tentativa de resolver o problema. ``Mais ou menos um dia por semana de trabalho é esbanjado', diz.

Método - O curso segue uma metodologia para preparar os alunos a realizarem o diagnóstico dos problemas financeiros, o planejamento racional para a reduçao das despesas e para a eliminaçao das dívidas (é possível trocar uma dívida mais onerosa por outra mais fácil de ser eliminada?). Por fim, as aulas tentam estabelecer critérios para poupança e investimentos familiares.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;